Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Geral e Orgânica | 845QGEO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer os conceitos fundamentais da química, assim como os conhecimentos indispensáveis à compreensão de outras disciplinas, nomeadamente na análise e estudo das características químicas e bromatológicas dos alimentos. Pretende-se ainda que o aluno adquira as competências básicas para o desenvolvimento de projetos de investigação e para a elaboração dos respetivos relatórios técnico-científicos. As competências a atingir passam pelo conhecimento de regras de segurança laboratorial; material de laboratório e sua utilização; conceitos necessários à execução dum protocolo científico; manipulação de algarismos científicos, notação científica e conversão de unidades; nomenclatura de compostos; acerto de equações; estequiometria de reações; concentração de soluções; volumetrias. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Segurança: regras gerais. Operações correntes em laboratório: preparação e armazenagem de soluções. Utilização e lavagem de material de vidro. Medições e diluições. Purificação de substâncias: precipitação, cristalização, destilação, extração, cromatografia. Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos. Reações químicas e equações químicas. Reações de precipitação. Reações de ácido-base ou de neutralização. Reações de oxidação redução. Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem m/v, percentagem m/m, molalidade). Volumetrias. Erros e algarismos significativos. Ligação química: conceitos básicos. Química Orgânica (alcanos, alcenos, alcinos, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas: conceitos básicos de nomenclatura e reatividade). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular são adequados ao desenvolvimento das competências a atingir, pois são fornecidos os conteúdos teóricos necessários à aquisição dos objetivos enunciados anteriormente. Procura-se, igualmente, proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O período de aprendizagem compreenderá aulas teóricas (T) e práticas laboratoriais (PL). A explicação de conceitos teóricos principais será dada em aulas teóricas. Os princípios teóricos serão estudados e discutidos com cuidado, recorrendo, sempre que necessário, ao uso de esquemas e imagens elucidativos. O material incluído em cada capítulo é estudado em detalhe com a resolução de diversos exercícios práticos propostos aos estudantes. Na componente prática, são realizados vários trabalhos cuja execução permite aplicar e demonstrar alguns dos conhecimentos que foram alvo de estudo. A avaliação da unidade curricular integra, além da avaliação escrita, o desempenho do aluno no laboratório (T: 2 testes (50% e 50%); PL: Mini-fichas + desempenho (50%), 2 testes (50%); Final: 80%T + 20%PL). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. A disponibilização de bibliografia adequada e de material de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de orientação para esclarecimento de dúvidas e as atividades de avaliação de conhecimentos, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A adoção das metodologias referidas permitirá aos alunos: adquirir conhecimentos; descobrir métodos de trabalho a utilizar; assumir comportamentos profissionais; detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto laboratorial; aplicar os conhecimentos noutras unidades curriculares e situações; suscitar uma discussão permanente nas aulas. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Chang, R. – Chemistry-11th ed. - McGraw-Hill, 2013 (existe na biblioteca a 7ªed., 2002). [2] Simões J. M, Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, ed. Lidel, 2000 [3] Zubrick J. W., The Organic Chem Lab Survival Manual,Wiley, 2003. [4]Bruice, P. Y., Organic chemistry - 4th ed.- Pearson Education International; Prentice Hall, 2004 [5]Souto, R., Pimenta, A., Catarino, R., Manual Prático de Análise Química, Lusodidacta, 2018. |