Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto de Investigação | 1080PINV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover a familiarização com formas de trabalho académico; apresentar e discutir as várias fases e metodologias da investigação científica; promover a facilidade de apresentação de resultados de investigação científica, quer aos pares quer em termos de divulgação; promover a capacidade de reconhecimento e utilização de vários graus de cientificidade do texto escrito; fornecer e treinar regras de composição formal do texto científico; analisar as características dialécticas do binómio método/pesquisa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O processo de investigação como uma actividade estruturada e metodológica regida por regras e processos reconhecidos internacionalmente. Breve abordagem aos conceitos básicos de investigação, nomeadamente aos processos de aquisição de conhecimento científico através da investigação. A planificação de um processo de investigação, desde a escolha do tema até à selecção da informação e sua recolha. As formas de representação da informação, e os processos de tratamento estatístico. O registo e a divulgação dos resultados da investigação, e a especificidade dos seus conteúdos, formas e linguagens. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos visam a obtenção dos objectivos pretendidos. Todos os objectivos pretendidos têm um conteúdo correspondente nos conteúdos programáticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular compreende: - aulas teóricas, onde o aluno deverá aprender técnicas e métodos de Investigação em Saúde. - aulas teórico-práticas, onde o aluno deverá demonstrar o domínio dos conteúdos teóricos na aplicação prática da elaboração e realização prática de um projecto em Ciências da Nutrição e Alimentação, passando pelo tratamento e análise dos dados e consequente discussão em sala de aula. No início de cada aula será apresentado o objectivo dessa aula e os alunos deverão cumprir a respectiva execução prática. Os alunos passarão pelas diferentes fases de um projecto de investigação, de forma individual ou a partir de situações de trabalho em grupo. A avaliação será distribuída ao longo da unidade curricular, de acordo com as tarefas semanais requeridas aos alunos e resultará da participação dos alunos nas aulas, ensaios e na colheita e análise dos dados resultantes da execução prática do projecto. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nas aulas teóricas, o aluno deverá aprender técnicas e métodos de Investigação em Saúde. Nas aulas teórico-práticas, o aluno deverá demonstrar o domínio dos conteúdos teóricos na aplicação prática da elaboração e realização prática de um projecto em Ciências da Nutrição e Alimentação, passando pelo tratamento e análise dos dados e consequente discussão em sala de aula. No início de cada aula será apresentado o objectivo dessa aula e os alunos deverão cumprir a respectiva execução prática. Os alunos deverão conseguir passar pelas diferentes fases de um projecto de investigação, de forma individual ou a partir de situações de trabalho em grupo. | |||
Bibliografia: | |||
- Day, RA & Gastel, B (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper. 6ª edição. Cambridge. Cambridge University Press. - International Committee of Medical Journal Editors (2013) Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication. Disponível em http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf | |||
Docente (* Responsável): | |||
Andreia Oliveira (acmo@ufp.edu.pt) |