Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação e Terminologia Médica | 845GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista á correcta execução do trabalho científico e desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação. Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada capítulo lecionado e as competências específicas a desenvolver. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I - A terminologia médica 1.1. Objeto, conceito, termo 1.2. Importância e características da terminologia médica 2. Termos médicos e respetivos constituintes 2.1. Tipos de termos médicos 2.2. Etimologia dos constituintes que integram os termos médicos 3. Processos de formação de palavras II – Metodologia do trabalho científico 1.O texto científico 1.1 – Bases de dados 1.2. O plágio 1.3. Etapas de um trabalho científico 1.4. Recolha de informação 1.5. Fichas de leitura 1.6. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica 1.7. Plano de trabalho e organização da informação recolhida 1.8. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos incidem na eficaz aquisição e utilização da terminologia médica bem como na metodologia do trabalho científico com vista à produção textual | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Dar-se-á prioridade a atividades que instiguem a participação efetiva dos alunos, tais como trabalhos individuais, de pares e em grupo e a resolução de problemas práticos simulados tendo em conta as competências a desenvolver. Avaliação 2 provas de frequência (50% + 50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais. | |||
Bibliografia: | |||
Collins, C. Edward (2008). A Short Course in Medical Terminology. Philadelphia, Wolters Kluwer Health / Lippincott Williams & Wilkins. Costa, Manuel Freitas (2005). Dicionário de Termos Médicos. Porto, Porto Editora. Houaiss, A. e Villar, M. (2009). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objectiva. Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364. Manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt. [Consultado em 11/09/2014]. Manuila, L. et al. (2004). Dicionário Médico. Lisboa, Climepsi Editores. Mateus, M. H. et alli. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Pereira, A. e Poupa, C. (2004). Como escrever uma tese usando o Word. Lisboa, Sílabo. Rei, J. E. (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto, Porto Editora. Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez. |