Unidade Curricular:Código:
Fisiopatologia Humana845FPHU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Fisiopatologia tem como principal objectivo a aquisição de conhecimentos acerca da etiopatogenia de diversas entidades clínico patológicas relevantes para a Licenciatura em Ciências da Nutrição.
Com estes temas pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam compreender diversas temáticas consideradas essenciais na vivência profissional dos futuros licenciados em Ciências da Nutrição.
Os conteúdos serão adequados às exigências da licenciatura e, serão complementados com estímulos à pesquisa por parte dos alunos, assumindo assim estes um papel relevante na elaboração de um suporte bibliográfico que servirá depois de base ao processo de avaliação.
Atendendo às características específicas dos temas abordados, os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, fundamentada na consulta de excertos de livros científicos e ou de artigos alguns dos quais lhes são fornecidos, de modo a facilitar a sua aprendizagem.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução aos conteúdos da disciplina. Suplementação alimentar em contextos patológicos.
2. Disfunções da glândula tiroide e paratiroide
3. Diabetes
4. Disfunções digestivas
5. Doenças ósseas de base metabólica
6. Anemias
7. Nutrição adequada a períodos de peri e pós operatório.
8. Problemas nutricionais em doenças crónicas
9. Caquexia
10. Equilíbrio hidroelectrolítico
11. Doenças degenerativas neuromusculares
12. Envelhecimento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os temas seleccionados para a unidade curricular tiveram como base a percepção da importância dos profissionais de Nutrição na prática clínica hospitalar e de ambulatório e, servirão de forma relevante para enriquecer o curriculum destes profissionais.
Procurará ao longo do período de leccionação ser feito um acompanhamento com vista a perceber se os conhecimentos leccionados foram integrados e percebidos pelos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão dos conhecimentos em ambiente de aula será efectuada de forma expositiva ao longo de 12 aulas teóricas.
Será abordada de forma detalhada e sistemática a fisiologia de alguns órgãos e sistemas que intervêm directa ou indirectamente em diversas funções orgânicas e cujas disfunções estão envolvidas em patologias.
A avaliação dos conhecimentos será efectuada mediante a realização de dois testes, constituídos por 40 ou 50 perguntas.
Os testes incluirão perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo verdadeiro / falso e, perguntas de desenvolvimento, não havendo lugar a descontos por respostas erradas.
Os testes serão cotados em 20 valores e, a nota final da componente teórica será a resultante da média aritmética da nota obtida em cada um dos testes.
Um exame final será efectuado em época própria e, será destinado aos alunos que não tenham optado pela avaliação contínua ou, que não tenham conseguido obter nota positiva nesta avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino, recorrendo sempre que possível a casos clínicos que ilustram situações patológicas tipo, ajusta-se à compreensão das temáticas resumidas no plano pedagógico.
Bibliografia:
1. Frank H Netter; Atlas de Fisiologia Humana.
2. Textbook of Medical Physiology, Guyton & Hall’s.
Docente (* Responsável):
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt)