Unidade Curricular:Código:
Fisiopatologia Humana1080FPHU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Fisiopatologia tem como principal objectivo a aquisição de conhecimentos acerca da etiopatogenia de diversas entidades clínico patológicas relevantes para a Licenciatura em Ciências da Nutrição.
Com a selecção dos temas pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam compreender diversas temáticas consideradas essenciais à sua vivência profissional.
Estes conteúdos, adequados às exigências da licenciatura, serão complementados com estímulos à pesquisa, assumindo os alunos um papel relevante na elaboração de um suporte bibliográfico que lhes servirá de base ao processo de consulta e avaliação.
Atendendo às características específicas dos temas abordados, os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, fundamentada na consulta de excertos de livros científicos e ou de artigos alguns dos quais lhes são fornecidos, de modo a assim facilitar a aprendizagem.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Métodos de suplementação alimentar em contextos patológicos
CP2. Disfunções da glândula tiroide e paratiroide
CP3. Osteoporose e outras doenças ósseas de base metabólica
CP4. Diabetes
CP5. Disfunções digestivas
CP6. Anemias
CP7. Nutrição no peri e pós operatório.
CP8. Problemas nutricionais em doenças crónicas
CP9. Caquexia
CP10. Equilíbrio hidroelectrolítico
CP11. Doenças degenerativas neuromusculares
CP12. Alimentação e doenças oncológicas
CP13.Alimentação e envelhecimento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
OA1. Perceber a que métodos recorrer para alimentar doentes em contextos de impossibilidade de alimentação per os.
OA2. Contextualizar do ponto de vista nutricional os estados de hipo e hipertiroidismo.
OA3. Perceber de que forma contextos nutricionais podem ajudar em estados de osteoporose
OA4. Causas e tipos de diabetes e recomendações nutricionais
OA. Adequação de conceitos nutricionais a disfunções digestivas
OA6. Estados nutricionais e anemias
OA7. Como intervir do ponto de vista nutricional no peri e pós operatório.
OA8. Detectar e corrigir problemas nutricionais em doenças crónicas
OA9. Aprender a caracterizar e intervir nutricionalmente na caquexia
OA10. Equilíbrio hidroelectrolítico e medidas nutricionais
OA11. O apoio nutricional nas doenças degenerativas neuromusculares
OA12. Alimentação nas doenças oncológicas. Como e quando e com quê.
OA13.Alimentação e envelhecimento. Desmistificar conceitos e perceber fundamentos
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão dos conhecimentos em sala de aula será efectuada de forma expositiva em aulas teórico prácticas.
Será abordada de forma detalhada e sistemática a fisiologia de alguns órgãos e sistemas que intervêm directa ou indirectamente em diversas funções orgânicas e cujas disfunções estão depois envolvidas em patologias.
A avaliação dos conhecimentos será efectuada mediante a realização de dois testes.
Estes incluirão perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo verdadeiro / falso e, perguntas de desenvolvimento.
Os testes serão cotados em 20 valores e, a nota final da componente será a resultante da média aritmética das notas obtidas em cada um dos testes.
Um exame final será efectuado em época própria e, será destinado aos alunos que não tenham optado pela avaliação contínua ou, que não tenham conseguido obter nota positiva nesta forma de avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino, em que se procura recorrer sempre que possível a casos clínicos ilustrativos de situações patológicas, pensamos ser o adequado à melhor compreensão dos temas enumerados no plano pedagógico. A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos da aprendizagem (AO) podem ser analisados na correspondência entre conteúdos
Bibliografia:
1. Frank H Netter; Atlas de Fisiologia Humana.
2. Textbook of Medical Physiology, Guyton & Hall’s.