Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiopatologia Humana | 1080FPHU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Fisiopatologia tem como principal objectivo a aquisição de conhecimentos acerca da etiopatogenia de diversas entidades clínico patológicas relevantes para a Licenciatura em Ciências da Nutrição. Com a selecção dos temas pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam compreender diversas temáticas consideradas essenciais à sua vivência profissional. Estes conteúdos, adequados às exigências da licenciatura, serão complementados com estímulos à pesquisa, assumindo os alunos um papel relevante na elaboração de um suporte bibliográfico que lhes servirá de base ao processo de consulta e avaliação. Atendendo às características específicas dos temas abordados, os alunos serão incentivados a efectuar uma preparação contínua, fundamentada na consulta de excertos de livros científicos e ou de artigos alguns dos quais lhes são fornecidos, de modo a assim facilitar a aprendizagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1.Inflamação e reparação. Inflamação aguda, crónica e granulomatosa. CP2.Proliferação e diferenciação celular. Regulação do ciclo celular. Necrose e apoptose. CP3.Agressão celular. Atrofia, hipertrofia, hiperplasia e metaplasia. Lesão reversível e irreversível. CP4.Aterosclerose e arteriosclerose. A placa de ateroma como modelo. Implicações na fisiologia vascular e enfartes. CP5.Imunopatologia. Vírus da imunodeficiência humanas como modelo. CP6.Má absorção e desnutrição. A doença celíaca como modelo. CP7.Desequilíbrios alimentares. Estados hipometabólicos, hipermetabólicos e mistos. Pancreatites, diabetes e doença hepática crónica. CP8.Neoplasias. Oncogenes, genes supressore. Iniciação, promoção e progressão tumoral. CP9.Tipos tumorais mais comuns. Aspectos particulares. CP10.Carcinogénese ambiental. Carcinogénese nas vias aéreas e digestivas. CP11.Carcinogénese do tubo digestivo. Importância do microbioma. CP12.Fisiopatologia do envelhecimento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
OA1.Conhecer os mecanismos de inflamação e reparação celular. OA2.Perceber a proliferação, a diferenciação, a regulação do ciclo celular, a necrose e a apoptose. OA3.Perceber como células reagem às agressões. Atrofia, hipertrofia, hiperplasia e metaplasia, lesão reversível e irreversível. OA4.Compreender os mecanismos do processo de aterogénese e implicações na fisiologia vascular e enfartes. OA5.Conhecer as bases da imunopatologia com base no vírus da imunodeficiência humana. OA6.Compreender a importância da má absorção na desnutrição. OA7.Compreender aspectos a fisiopatologia dos desequilíbrios alimentares e seu reflexo. OA8.Introdução à oncogénese e à susceptibilidade ao cancro. OA9.Descrever os tipos mais frequentes de neoplasias. OA10.Falar sobre a carcinogénese ambiental e sua intervenção em alguns tumores. OA11.Analisar a carcinogénese do tubo digestivo superior e inferior. OA12.Analisar a fisiopatologia do processo de envelhecimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A transmissão dos conhecimentos em sala de aula será efectuada de forma expositiva em aulas teórico prácticas. Será abordada de forma detalhada e sistemática a fisiologia de alguns órgãos e sistemas que intervêm directa ou indirectamente em diversas funções orgânicas e cujas disfunções estão depois envolvidas em patologias. A avaliação dos conhecimentos será efectuada mediante a realização de dois testes. Estes incluirão perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo verdadeiro / falso e, perguntas de desenvolvimento. Os testes serão cotados em 20 valores e, a nota final da componente será a resultante da média aritmética das notas obtidas em cada um dos testes. Um exame final será efectuado em época própria e, será destinado aos alunos que não tenham optado pela avaliação contínua ou, que não tenham conseguido obter nota positiva nesta forma de avaliação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino, em que se procura recorrer sempre que possível a casos clínicos ilustrativos de situações patológicas, pensamos ser o adequado à melhor compreensão dos temas enumerados no plano pedagógico. A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos da aprendizagem (AO) podem ser analisados na correspondência entre conteúdos | |||
Bibliografia: | |||
1. Frank H Netter; Atlas de Fisiologia Humana. 2. Textbook of Medical Physiology, Guyton & Hall’s. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Eurico Monteiro (euricom@ufp.edu.pt) |