Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica1080BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Definir modelo.
OA 2. Analisar os modelos estudados.
OA 3. Entender e analisar uma variação exponencial.
OA 4. Aplicar as variações exponenciais a fenómenos com interesse clínico.
OA 5. Entender o mecanismo geral para um fenómeno de regulação.
OA 6. Analisar processos de regulação.
OA 7. Entender a regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue.
OA 8. Saber aplicar os conceitos de regulação à regulação da temperatura corporal.
OA 9. Saber explicar processos simples de transporte de matéria
OA 10. Reconher os processos de transporte inerentes a fenómenos fisiológicos e técnicas laboratoriais.
OA 11. Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido.
OA 12. Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea.
OA 13. Entender e explicar estados de alterção à dinâmica circulatória.
OA 14. Saber explicar os mecanismos biofísicos inerentes à condução de informação por via nervosa.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1. 1. O ser humano como sistema aberto e regulado.
1. 2. Analogias e modelos: os modelos das membranas biológicas.
1. 3. Variações exponenciais.
CP2 - Regulação e controlo
2.1. Ciclo de retroacção.
2.2. Estados estacionários: pontos de funcionamento.
2.3. Ciclo de controlo da temperatura corporal. Aplicações à homeotermia
2.4. Estados de alteração da temperatura corporal.
CP3 – Fenómenos de transporte
3.1. Transporte passivo: difusão e osmose
3.2. Transporte activo: sedimentação e centrifugação, transporte ativo pelas membranas.
CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
4.1. Características físicas do do fluido sanguíneo.
4.2. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito.
4.2.1. A pressão hidrostática do sangue. Lei da conservação do débito. Lei de Bernoulli e de Poiseuille.
4.3 Estudo dos fenómenos a nível capilar.
4.4. Estados de alteração da dinâmica circulatória.
CP5 – Fluxo neuronal
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - A biofísica, seus objectivos e métodos.
1. 1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2.
1. 3 - Visa atingir OA3 e OA4
CP2 - Regulação e controlo
2.1 a 2.4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7
2.4 - Visa atingir OA8 e OA14
CP3 – Fenómenos de transporte
3.1 e 3.3 – Visa atingir OA9 e OA10
CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea
4.1.1 - Visa atingir OA11
4.1.2 a 4.2.4 - Visa atingir OA11
4.2.5- Visa atingir OA12
4.3 a 4.4 - Visa atingir OA13
CP5 – Fluxo neuronal
Visa atingir OA1, OA2, OA5-OA7 e OA14
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos.
Avaliação
Duas provas de avaliação sumativa (30% e 60% cada da classificação final) + trabalho escrito (10%). Na avaliação sumativa estará incluída uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios das análises clínicas).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA3 a OA6, OA8, OA9 e OA14. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA1, OA 2 e OA13. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização continua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos. Para a prossecução de OA9, OA10 e OA14.
Bibliografia:
J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002.
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012.
Durán, José E. R. - Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003.