Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica e Biomecânica | 1080BBIO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Nutrição | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Definir modelo. OA 2. Analisar os modelos estudados. OA 3. Entender e analisar uma variação exponencial. OA 4. Aplicar as variações exponenciais a fenómenos com interesse fisiológico. OA 5. Entender o mecanismo geral para um fenómeno de regulação. OA 6. Analisar processos de regulação. OA 7. Entender a regulação da glicémia e da taxa de dióxido de carbono no sangue. OA 8. Saber explicar processos simples de transporte de matéria OA 9. Reconhecer os processos de transporte inerentes a fenómenos fisiológicos. OA 10. Reconhecer as propriedades mais importantes do sangue como um fluido. OA 11. Aplicar os conceitos físicos de hidrodinâmica à circulação sanguínea. OA 12. Entender e explicar estados de alteração à dinâmica circulatória. OA 13. Saber explicar os mecanismos biofísicos inerentes à condução de informação por via nervosa. AO 14. Aplicar os conceitos de bio- impedância na avaliação da composição corporal. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - A biofísica, seus objetivos e métodos. 1.1. As ferramentas matemáticas no estudo da biofísica. 1. 2. Variações exponenciais. CP2 - Regulação e controlo 2.1. Ciclo de retroacção. 2.2. Estados estacionários: pontos de funcionamento. 2.3. Ciclos de controlo da glicemia. CP3 – Fenómenos de transporte 3. 1. Definição de sistema. 3. 2. Modelos: os modelos das membranas biológicas. 3.3. Transporte passivo: difusão e osmose CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 4.1. Características físicas do fluido sanguíneo. 4.2. Coração e trabalho cardíaco. Pressão e débito. 4.2.1. Lei da conservação do débito. Lei de Bernoulli e de Poiseuille. 4.3 Estudo dos fenómenos a nível capilar. CP5 – Eletricidade e biopotenciais 5.1. Noções básicas sobre eletricidade 5.2. Biopotenciais e fluxo elétrico no axónio. 5.3. Bioimpedância e avaliação da composição corporal. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 - A biofísica, seus objetivos e métodos. 1.1. e 1.2 - Visa atingir OA1 e OA2. 1. 3 - Visa atingir OA3 e OA4 CP2 - Regulação e controlo 2.1 a 2.4 - Visa atingir OA5, OA6 e OA7 2.4 - Visa atingir OA8 e OA14 CP3 – Fenómenos de transporte 3.1 e 3.3 – Visa atingir OA8 e OA9 CP4 - Dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea 4.1.1 - Visa atingir OA10 4.1.2 a 4.2.4 - Visa atingir OA10 4.2.5- Visa atingir OA11 4.3 a 4.4 - Visa atingir OA12 CP5 – Fluxo neuronal Visa atingir OA1, OA2, OA5-OA7, OA13, OA14 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para promover um melhor entendimento dos processos. M6 – Elaboração de fichas de estudo (quizzes) para promoção de auto-avaliação. Avaliação Duas provas de avaliação sumativa (50% cada da classificação final). que incluirá uma prova cognitiva (questão aberta que demonstre a compreensão por parte do aluno sobre a relevância do conteúdo para os aos domínios das ciências da nutrição). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos OA3 a OA6, OA8, OA9 e OA14. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA1, OA 2 e OA13. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de para a visualização contínua dos fenómenos de transporte para promover um melhor entendimento dos processos. Para a prossecução de OA9, OA10 e OA14. M6 – Elaboração de fichas de estudo (quizzes) para promoção de auto-avaliação. Para a prossecução de todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
Gomes, L.R.; Biofísica para Ciências da Saúde, Ed. Universidade Fernando Pessoa, 2012. da Silva, M.M., de Carvalho, R.S.M., de Freitas, M.B. (2019). Bioimpedância para avaliação da composição corporal: uma proposta didático-experimental para estudantes da área da saúde. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41, 2, e20180271. Goñi, F. M. (2014). The basic structure and dynamics of cell membranes: An update of the Singer–Nicolson model. Biochimica et Biophysica Acta, 1838, 1467–1476. Franklin, K., Muir, P., Scott , T., Yates P. (2019). Introduction to Biological Physics for the Health and Life Sciences (2nd Ed.). John Wiley & Sons Inc, New York, United States. ISBN10 1118934504. Hobbie, R. K., Roth, B. J. (2015). Intermediate Physics for Medicine and Biology. Springer. ISBN 978-3-319-12682-1. |