Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição do Desenvolvimento845ANDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Alimentação e Nutrição do Desenvolvimento aborda de forma sistemática e integrada, aspetos relativos à alimentação e nutrição em idade pediátrica, de crianças e adolescentes saudáveis e com patologia. Mais ainda, a presente unidade curricular pretende igualmente abordar aspetos relacionados com a alimentação e nutrição em idade sénior.
Trata-se de uma disciplina cujo conteúdo programático objectivará a compreensão dos determinantes nutricionais e alimentares nas diferentes fases da vida. É fundamental compreender igualmente o modo como a não satisfação das necessidades nutricionais e alimentares podem afectar o desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos:
A disciplina de Alimentação e Nutrição do Desenvolvimento aborda, de forma sistemática e integrada, as particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de grávidas e aleitantes, o aleitamento materno, a nutrição do recém-nascido pré termo, o aleitamento artificial, a diversificação alimentar no primeiro ano de vida, a avaliação nutricional e antropométrica da criança e adolescente, a malnutrição proteico-energética, a alimentação pré-escolar e escolar, a alimentação durante a adolescência, a obesidade em idade pediátrica, a diabetes mellitus na infância e na adolescência, a patologia digestiva, a nutrição entérica em pediatria, as doenças metabólicas e as particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de adultos e idosos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A compreensão da existência de uma continuidade entre o desenvolvimento fisiológico e as alterações nutricionais causadas por alterações do padrão alimentar ou por situações patológicas específicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, teórico-práticas e aulas práticas.
Testes teóricos e práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dados os objectivos da disciplina, e tendo por base a sua missão integradora de conhecimentos, a existência de aulas teóricas e práticas é fundamental para que os aspectos práticos estejam devidamente sustentados em conhecimentos teóricos sólidos.
Bibliografia:
• Mahan, L. Kathleen; Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. ELSEVIER 12ª Edição 2010.
• António Guerra; Alimentação e Nutrição nos Primeiros Anos de Vida - 7º Workshop Nestlé Nutrition, Nestlé Nutrition Institute, 2008.
• J Videira Amaral; tratado de nutrição clinica, Abbott Laboratórios, 2009.
Docente (* Responsável):
Catarina Simões (catarinasimoes@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)