Unidade Curricular:Código:
Seminário de Investigação II884SIV2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês195
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se nesta unidade curricular que os alunos consolidem as competências que têm vindo a ser desenvolvidas durante o curso ao nível dos aspetos metodológicos de trabalho científico e de pesquisa.
Conteúdos Programáticos:
1. Preparação de um artigo científico sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da pesquisa em curso;
2. Preparação de uma comunicação científica em contexto de ‘congresso simulado’;
3. Participação em seminários e saídas de campo focando temas de interesse para as teses em curso, numa perspetiva de interdisciplinaridade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A preparação do artigo científico e da comunicação científica irá possibilitar aos alunos uma reflexão sobre o estado do seu projeto de doutoramento, bem como a aquisição de competências ao nível da escrita e comunicação de informação científica.
Através dos seminarios e saídas de campo serão proporcinadas aos alunos oportunidades de contacto com outros projetos de investigação, em diferentes etapas de desenvolvimento.
A escolha dos temas a desenvolver nos seminários, bem como a escolha das saídas de campo, será feita tendo em consideração os interesses de investigação dos alunos, potenciando a interdisciplinaridade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino consiste na orientação e apoio aos alunos na preparação do material solicitado, e na preparação dos seminários e saídas de campo.
A avaliação será feita através da análise e discussão dos artigos científicos comunicações apresentados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a consolidação de competências ao nível dos aspetos metodológicos de trabalho científico e de pesquisa.
Bibliografia:
A definir em função dos temas relevantes para os projetos de doutoramento dos alunos.