Unidade Curricular:Código:
Multimédia I831MUL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem por objetivo introduzir os conceitos sobre as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam, bem como fornecer ao aluno o conhecimento sobre o desenvolvimento de aplicações de computação gráfica.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Identificar e contextualizar o conceito de multimédia, os diferentes tipos de informação multimédia, as suas características e tecnologias associadas
- Perceber a representação digital da informação distinguindo sinais analógicos de digitais
- Reconhecer o processo de digitalização e as especificidades da interatividade
- Classificar e distinguir as aplicações multimédia interativas
- Perceber os diferentes tipos de media estáticos e dinâmicos
- Compreender os conceitos gerais relacionados com o domínio da computação gráfica
- Compreender as bases necessárias à construção de sistemas gráficos interativos
- Desenvolver sistemas gráficos interativos
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à multimédia
1.1. Contextualização do conceito de multimédia
1.3. Tipos de informação multimédia
1.4. Definição de multimédia
1.5. Caracterização dos sistemas multimédia
1.6. Tecnologias multimédia
2. Informação digital e Interatividade
2.1. Representação digital da informação
2.2. Noção de Interatividade
3. Tipos de informação multimédia
3.1. Media estáticos
3.2. Media dinâmicos
4. Aplicações Multimédia Interativas
4.1. Classificação das aplicações multimédia interativas
4.2. Tipos de aplicações multimédia interativas
5. Computação Gráfica
5.1. Introdução à computação gráfica
5.2. História da computação gráfica
6. Desenvolvimento de sistemas gráficos
6.1. Introdução ao OpenGL
6.2. Estrutura de programas gráficos
6.3. Pontos, Linhas e Polígonos
6.4. Sólidos geométricos
6.5. Display Lists e Animações
6.6. Transformações geométricas
6.7. Projeções e modelos
6.8. Iluminação e texturas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais de multimédia e computação gráfica são apresentados através das diferentes secções dos conteúdos programáticos. Os objetivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos práticos. As diferentes tarefas do processo de desenvolvimento de um sistema gráfico são aplicadas num projeto proposto aos alunos, i.e., contemplando as diferentes fases como a estrutura de programas gráficos, pontos, linhas e polígonos, sólidos geométricos, animações, transformações geométricas, projeções, modelos, iluminação e texturas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas laboratoriais os alunos são confrontados com exercícios que têm que resolver recorrendo às ferramentas de desenvolvimento de sistemas gráficos com base em OpenGL.
A avaliação das competências adquiridas pelo aluno nesta unidade curricular é composta pelos seguintes elementos de avaliação:
1. Teste de Avaliação 1
2. Teste de Avaliação 2
3. Fichas Práticas
4. Exame(s)
Avaliação Contínua:
NF = 0.3*(1) + 0.3*(2) + 0.4*(3)
Avaliação em Exame:
NF= (4)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objetivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções recorrendo a ferramentas de software apropriadas. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e fichas práticas garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular são abordados os diferentes conceitos de multimédia e computação gráfica. Os conceitos são depois aplicados na realização de fichas práticas no contexto das aulas práticas.
Bibliografia:
[1] Ribeiro, N. M., “Multimédia e Tecnologias Interativas”, FCA, 2012.
[2] Chapman, N., Chapman, J., “Digital Multimedia”, 3rd Edition, John Wiley and Sons, 2009.
[3] Pereira, J. M., Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., Gomes, M. R., “Introdução à Computação Gráfica”, FCA, 2018.
[4] Hughes, J. F., van Dam, A., McGuire, M., Sklar, D. F., Foley, J. D., Feiner, S. K., Akeley, K., “Computer Graphics: Principles and Practice”, 3rd Edition, Addison-Wesley, 2013.
[5] Shreiner, D., Woo, M., Neider, J., Davis, T., "OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL", Addison-Wesley, 2013.