Unidade Curricular:Código:
Laboratório de Projeto Integrado1093LPJI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
1. Conhecimento e capacidade de compreensão:
• Criar um plano de Projeto em gestão de Projetos.
• Planear e controlar as fases do projeto e as tarefas de cada elemento da equipa.
• Determinar os riscos do Projeto e realizar planos de contingência.
• Definir os critérios e garantir o controlo da qualidade.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão:
• Proporcionar aos alunos o aprofundamento e a capacitação na área de Gestão de Projetos, de acordo com a norma do PMI (Project Management Institute) difundida pela publicação PMBOK (Guide to Project Management Body of Knowledge).
• Desenvolver competências adequadas à atividade de gestão de Projetos.
• Preparar os alunos que devem estar munidos de conhecimentos aprofundados em Gestão de Projetos que lhes permitam desenvolver a sua atividade profissional.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução.
1.1. Projetos e gestão de Projetos.
1.2. Porque falham os Projetos.
2. A Ciência da Gestão de Projetos.
2.1. Influências Organizacionais e Gestão de Projetos.
2.2. Normalização da Gestão de Projetos.
2.3. O Ciclo de Vida dos Projetos.
2.4. Gestão de Projetos PMI.
2.5. O PMBOK Guide e os Processos da Gestão de Projetos.
2.6. O PMBOK e as soft skills em ambiente de Projeto.
2.7. A criação e o desenvolvimento de uma equipa de Projeto.
2.8. Os desafios da comunicação em ambiente de Projeto.
2.9. Técnicas de tomada de decisão em equipa.
2.10. Como construir relacionamentos de confiança com os stakeholders de um Projeto.
3. Gestão de Projetos.
3.1. Iniciar o Projeto.
3.2. Organizar e planear o Projeto.
3.3. Afetação de equipas/recursos, gestão de custos e riscos.
3.4. Execução, controlo e fecho do projeto.
3.5. Planificar e Controlar Projetos com o Microsoft Office
3.6. Caso Prático – Utilização do MS Project como ferramenta de suporte ao planeamento e ao
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
xxx
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1 - Avaliação contínua
Todas as aulas desta disciplina serão de carácter exclusivamente prático para desenvolvimento e gestão do Projeto.
Os Projetos serão elaborados em grupo, com um máximo de 3 pessoas.
Todos os Projetos serão desenvolvidos em sala de aula, e poderão resultar de uma de duas situações:
1) são apresentados e propostos pelos diferentes docentes orientadores do curso ou,
2) em alternativa, não havendo propostas em número suficiente para o número de alunos, ou quando estes não aceitem nenhuma das propostas apresentadas, terão de ser as pessoas a realizar uma autoproposta.
No final do Projeto haverá uma apresentação/defesa oral de cada Projeto.
A classificação final da disciplina será calculada do seguinte modo:
Classificação do Projeto = 50% da classificação atribuída pelo docente da disciplina de Laboratório de Projeto Integrado + 50% da classificação atribuída pelo docente orientador da área do Projeto.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
xxx
Bibliografia:
[1]. Chatfield, C. & Johnson, T. (2013). MS Project 2013 Step by Step. Microsoft Press. ISBN: 978-0-7356-6911-6.
[2]. Biafore, B.(201). Microsoft Project 2013: The Missing Manual. O’Reilly Media, Inc., ISBN-13: 978-1-449-35796-2.
[3] Küster, J., Huber, E., Lippmann, R., Schmid, A., Schneider, E., Witschi, U. and Wüst, R. (2015). Project Management Handbook. Springer Heidelberg New York Dordrecht London. ISBN 978-3-662-45372-8 ISBN 978-3-662-45373-5 (eBook), DOI 10.1007/978-3-662-45373-5.