Unidade Curricular:Código:
Multimédia I831MUL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Multimédia tem como objetivo principal fornecer ao aluno o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam bem como os métodos e as ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
-Identificar e contextualizar o conceito de multimédia os diferentes tipos de informação multimédia as suas características e tecnologias associadas;
-Perceber a representação digital da informação distinguindo sinais analógicos de digitais, reconhecendo o processo de digitalização e as especificidades da interatividade;
-Classificar e distinguir as aplicações multimédia interactivas;
-Entender os conceitos de Autoria e de Ferramentas de Autoria Multimédia, assim como os modelos e paradigmas;
-Listar os diferentes tipos de media estáticos e dinâmicos enunciando as características específicas de cada um deles;
Explicar e relacionar a gestão e desenvolvimento de um Projeto Multimédia.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução a multimédia
1.1. Enquadramento e caracterização de multimédia.
1.3. Tipos de informação multimédia.
1.4. Definição de multimédia.
1.5. Caracterização dos sistemas multimédia.
1.6. Tecnologias multimédia.
2. Informação digital e interactividade
2.1. Sistemas multimédia controlados por computador.
2.2. Representação digital da informação.
2.3. Noção de Interactividade.
3. Autoria e projecto de aplicações multimédia
3.1. Tipos de aplicações multimédia interactivas.
3.2. Noções de autoria, sistema de autoria e paradigma de autoria multimédia.
3.3. Fases do projecto de autoria multimédia.
3.4. Planeamento do projecto multimédia.
3.5. Design do projecto multimédia.
4. Tipos de informação multimédia
4.1. Media estáticos.
4.2. Media dinâmicos.
5. Projecto multimédia
5.1. Planeamento, concepção e apresentação do plano.
5.2. Design, concepção e apresentação do guião.
5.3. Prototipagem e apresentação da aplicação multimédia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados em 6.2.1.5 cobrem as áreas de conhecimento essenciais, necessárias e coerentes para o atingir dos objectivos formulados em 6.1.2.4, tendo em conta que os principais tópicos incluídos no programa, incluem: Enquadramento e caracterização de multimédia e sua definição; a caracterização dos sistemas multimédia e das tecnologias multimédia associadas, a representação digital da informação e a noção de Interactividade; a Autoria e projecto de aplicações multimédia; os diferentes tipos de informação multimédia; e a realização de um Projecto Multimédia, concretizando todas as suas fases. Competências estas, que irão permitir que os alunos adquiram aptidões que lhes permitam explorar as potencialidades de texto, imagem, áudio, vídeo e interactividade das diversas tecnologias da comunicação multimédia, e saber integrá-los devidamente no âmbito de uma aplicação multimédia, sabendo desenvolver um projecto multimédia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos princípios fundamentais do conceito de Multimédia, bem como o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes, das tecnologias que as suportam e dos métodos e ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento.
As aulas Práticas não laboratoriais baseiam-se no desenvolvimento de um Projeto Multimédia. Serão feitas várias propostas, cabendo aos alunos a sua especificação em termos de plano, guião e desenvolvimento de um protótipo funcional.
O método de avaliação compreende duas componentes:
A avaliação da componente teórico-prática inclui:
• 2 Testes escritos de avaliação individual (25%+25%)
A avaliação da componente prática não-laboratorial inclui:
• O desempenho do aluno, incluindo assiduidade(5%).
• A realização e apresentação de um Projeto Multimédia com implementação em todas as suas fases(45%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Multimédia, procurando identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia e descrever os aspectos técnicos sobre os quais se fundamentam estas aplicações, abrangendo a digitalização, a interactividade, as fases do projecto multimédia, as ferramentas de autoria multimédia e os formatos de representação de texto, gráficos, imagens, áudio, vídeo e animação. O desenvolvimento de um Projeto Multimédia permitirá aos alunos adquirirem e colocarem em prática todas as competências necessárias apreendidas nas aulas teórico-práticas.
Bibliografia:
Principal
[1] Ribeiro, Nuno M., Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA – Editora de Informática, 2012.
[2] Chapman, N., Chapman, J., Digital Multimedia, 3rd Edition. John Wiley and Sons, 2009.
[3]. Steinmetz, R., Nahrstedt, K., Multimedia Fundamentals, Vol. 1, Second Edition, Pearson Prentice Hall, 2002.
[4] Li, Ze-Nian, Drew, Mark S., Fundamentals of Multimedia, Pearson Prentice Hall, 2004.
[5] Banerjee, S. Elements of Multimedia, 1st Edition, Chapman and Hall/CRC, 2019. ISBN: 9780429433207