Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Dissertação de Mestrado833MTDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Informática (Sistemas de Informação e Multimedia)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina tem por objectivos dotar os alunos das seguintes competências:
• Saber definir temas de dissertação
• Saber definir um projecto de dissertação de Mestrado
• Compreender os critérios de validade científica
• Saber definir um plano de trabalho
• Identificar e analisar restrições comuns
• Ser capaz de organizar a escrita da dissertação
• Conhecer e saber identificar tipos de bibliografia
• Ser capaz de pesquisar e encontrar informação
• Ser capaz de organizar sistematicamente informação
Conteúdos Programáticos:
1. O que é uma dissertação de Mestrado.
1.1 Requisitos e estrutura de uma dissertação.
1.2 Plano geral de uma dissertação
2. O projecto da dissertação.
2.1 A proposta inicial
2.2 Cronograma, recursos e custos
2.3 Planeamento do trabalho
2.4 Critérios de validade científica
3. Bibliografia, técnicas de pesquisa de informação.
3.1 Tipos de bibliografia
3.2 Fontes bibliográficas
3.3 Ferramentas de gestão bibliográfica.
4. Formulação da proposta de dissertação.
4.1 Manuais de estilos
4.2 A escrita
4.3 Da proposta à dissertação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos cobrem os objectivos previstos, fornecendo aos alunos os materiais necessários para que possam adquirir as competências definidas. Como os alunos estão normalmente em processo de dissertação é essencial terem as competências necessárias do ponto de vista de organização do seu projecto.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, complementada com resolução de casos práticos. A avaliação considera:
• A entrega nos prazos dos exercícios propostos (50%)
• A apresentação final do projeto de desenvolvido (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objectivos de aprendizagem estão centrados na capacidade de definir e organizar um projeto de dissertação. Através de exercícios e da análise de casos práticos, os alunos adquirem as competências necessárias para cumprir os objetivos.
Bibliografia:
[1] Larry Christensen, R. Johnson, Lisa Turner (2010). Research Methods, Design, and Analysis, Prentice Hall.
[2] Kenneth Bordens, Bruce Abbott (2010). Research Design and Methods: A Process Approach, McGraw-Hill.
Docente (* Responsável):
Feliz Ribeiro Gouveia (fribeiro@ufp.edu.pt)