Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Gestão da Qualidade I | 997SGQ1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final desta Unidade Curricular pretende-se que os alunos fiquem a conhecer: - conhecer a orgânica e atividades que se desenvolvem no âmbito do Sistema Português da Qualidade - conhecer os 7 princípios da Gestão da qualidade - conhecer o conjunto de normas internacionais relativas à gestão da qualidade e sistemas de gestão da qualidade - compreender o conceito de processo e de abordagem por processos - compreender a aplicação do pensamento baseado em risco no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade - ter uma noção da estrutura e conteúdo da norma ISO 9001:2015. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos gerais 2. O Sistema Português da Qualidade 2. Os 7 Princípios da Gestão da Qualidade 3. Normas internacionais relativas à gestão da qualidade e a sistemas de gestão da qualidade 3.1. Família das normas ISO 9000 3.2. Estrutura de alto nível 3.3. Abordagem por processos e ciclo PDCA 3.4. Pensamento baseado em risco 4. Analise dos requisitos da ISO 9001:2015 (introdução) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os temas do programa estão estruturados de acordo com uma sequência lógica e de forma a permitir uma evolução dos conhecimentos do aluno. O programa da unidade curricular está estruturado de forma a permitir aos estudantes adquirir competências necessárias e indispensáveis à compreensão e apreensão de conhecimentos essenciais no que respeita aos requisitos do referencial ISO 9001 que suporta a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição oral, trabalho individual e dinâmicas de grupo, estudo de casos. Sistema de avaliação: contínua. Realização de um teste e de um trabalho (Teste: 70 %, Trabalho: 30 %) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os trabalhos individuais ou em grupo permitirão aos alunos a análise do referencial ISO 9001, interpretação dos seus requisitos bem como a sua aplicação a situações reais. | |||
Bibliografia: | |||
IPQ(2015) NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de gestão da qualidade; Fundamentos e vocabulário. IPQ(2015) NP EN ISO 9001:2015 - Sistemas de gestão da qualidade; Requisitos IPQ(2015) NP EN ISO 9004: 2018-en - Quality management; Quality of an organization; Guidance to achieve sustained success. Pinto,A.(2017),"ISO 9001:2015 Guia Prático"Lidel Pires, A. Ramos, “Sistemas de Gestão da Qualidade. Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2ª Edição – revista e atualizada), Edições Sílabo (2016) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Vasco Costa (vcosta@ufp.edu.pt) |