Unidade Curricular:Código:
Química997QUIM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo da unidade curricular Química é o de assegurar aos alunos a preparação de base em química necessária na sua actividade profissional futura. A unidade curricular irá funcionar procurando desenvolver nos alunos o espírito crítico e de análise de problemas numa óptica de PBL (Problem-Based Learning) e familiarizar os alunos com as regras de segurança e o trabalho com produtos químicos, com a interpretação e execução de trabalhos no âmbito da química experimental.
Conteúdos Programáticos:
1.Conceitos básicos de química
1.1. Matéria, estados da Matéria.
1.2. Átomos, moléculas, iões.
1.3. A tabela periódica.
1.4. N.º de Advogadro e Massa Molar
1.5. Fórmulas químicas
1.6. Introdução à nomenclatura dos compostos inorgânicos.
2. Estados gasoso e líquido
2.1. Equação dos gases perfeitos.
2.2. Soluções líquidas. Concentração. Diluição.
3. Reacções químicas
3.1. Cálculos estequiométricos.
3.2. Noção de equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Princípio da Le Chatelier.
3.3. Ácidos e bases.
3.4. Reacções de precipitação. Produto de solubilidade.
3.4.1. Análise Gravimétrica e volumétrica.
3.5. Reações de oxidação-redução.
3.6. Eletroquímica.
4. Introdução à química orgânica.
4.1 Famílias de compostos orgânicos
4.2 Propriedades físicas dos compostos orgânicos
4.3 Reactividade dos compostos orgânicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os primeiros três capítulos têm por objectivo fornecer ao futuro gestor da qualidade, ambiente e segurança, conceitos fundamentais sobre a estrutura e transformação da matéria de forma que ele adquira uma visão microscópica da matéria, perceba de que forma essa estrutura microscópica se reflecte nas propriedades macroscópicas, e compreenda também como a matéria se transforma via reacções químicas (nomeadamente reacções em meios aquosos) e como essas reacções podem ser utilizadas para produzir produtos de interesse e em análise química.
No capítulo 4 é abordada a química dos compostos orgânicos. Estes compostos têm uma importância fundamental no nosso progresso tecnológico todavia muitos estão associados à sérios problemas de segurança e poluição ambiental.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa. Nas aulas teórico-práticas e sessões de orientação do estudo e durante as aulas práticas laboratoriais são propostos problemas, exercícios e trabalhos experimentais, quer para resolução em grupo quer individualmente, em sala de aula e em horas de estudo. O ensino da unidade curricular é complementado com períodos de atendimento aos alunos fora da sala de aula.
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua compreendendo uma componente teórico-prática e uma componente de prática laboratorial.
Componente Teórico-prática (80% da nota final):
São fatores intervenientes na classificação desta componente os seguintes elementos:
• Testes escritos de avaliação individual;
• Trabalhos/projetos propostos para resolução extra-aulas.
A classificação final da unidade curricular é calculada da seguinte forma:
80% classificação da componente teórico-prática + 20% Classificação componente prática laboratorial
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas destinam-se a transmitir conhecimentos complexos que a área da química comporta e a orientar o estudo do discente. A resolução de problemas e o trabalho em laboratório permitem ao discente fazer uma auto-avaliação dos conhecimentos teóricos adquiridos e a aplicação desses conhecimentos procurando desenvolver nos alunos o espírito crítico e de análise de problemas numa ótica de PBL (Problem-Based Learning).
Bibliografia:
[1] Chang, R., Goldsby, K. Chemistry. McGraw-Hill. 11th Edition. 2012.
[2] Breck, W. E., Brown, R. J. C. and McCowan, J. D., Chemistry for Sciences and Engineering. McGraw-Hill Ryerson. 2ª Edição. 1983.
[3] Brady, J. E., Russell, J. W., Holum, J. R., Chemistry: The Study of Matter and Its Changes - John Wiley and Sons. 3rd Edition. 2000.
[4] Callister, W. D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Livros Téc. e Cient. Editora, 7ª edição, 2009.
[5] Solomons, T.W.G.; Fryhle, C.B. - Organic Chemistry - John Wiley & Sons, 8th Edition, 2004.
[6] Manahan S. E. - Environmental Chemistry, 9 Ed. CRC Press (2009).
Docente (* Responsável):
Sérgio Barreira (barreira@ufp.edu.pt)