Unidade Curricular:Código:
Princípios da Gestão da Qualidade997PGQ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No final da unidade curricular o aluno deve:
• compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade
• conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
• utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
• utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
• utilizar a ferramenta de desenvolvimento da função qualidade na conceção de serviços.
Conteúdos Programáticos:
1.Organização e Gestão da Qualidade.
2.A qualidade na Conceção
3.Ferramentas Clássicas da Qualidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições. O ponto 2 introduz os requisitos para o desenvolvimento da função qualidade. O ponto 3 introduz as ferramentas clássicas da qualidade. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da gestão da qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de casos e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e a facilitar a compreensão da Gestão da Qualidade
Dada a especificidade didática da disciplina, a avaliação consistirá de diferentes momentos que formam três componentes.
1 Componente A (50%)
Avaliação teórico prática (35%)
Trabalho de grupo (5%)
Portfolio do trabalho realizado em aula (5%)
Avaliação contínua (5%)
2 Componente B (25%): Um teste teórico relacionado com os vários temas do capítulo 3.
3. Componente C (25%): Um teste teórico relacionados com os vários temas do capítulo 2.
A nota final será 50% da média aritmética da componente A com B e a 50% da componente C.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na Gestão da Qualidade
Bibliografia:
1. ASQ (American Society for Quality) (2019), The 7 Basic Quality Tools for Process Improvement [Em linha]. Disponível em https://asq.org/quality-resources/fishbone, [Consultado em 1/1/2018]-
2. Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa (2008), Gestão da Qualidade Total e Certificação de Empresas - as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade. Porto, Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa.
3. Pillet e Duret(2010)”Qualidade na Produção – da ISO 9000 aos seis sigma”Lidel
4.Pinto,J.P.(2014)”Pensamento Lean”, Lidel.