Unidade Curricular:Código:
Princípios da Gestão da Qualidade997PGQ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Princípios da Gestão da qualidade é uma unidade curricular que permite ao aluno conceber, controlar e melhorar as actividades das organizações, quer sejam actividades de gestão, de produção e ou outras, com vista a atingir e a oferecer patamares de excelência optimizados nos produtos/serviços oferecidos aos seus clientes. Esta unidade curricular permite aos alunos uma abordagem ampla e actualizada, porém bastante clara e objectiva da função.
Conteúdos Programáticos:
1.Organização e Gestão da Qualidade.
2.A qualidade na Conceção
3.Ferramentas Clássicas da Qualidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições. O ponto 2 introduz os requisitos para o desenvolvimento da função qualidade. O ponto 3 introduz as ferramentas clássicas da qualidade. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da gestão da qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de casos e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e a facilitar a compreensão da Gestão da Qualidade
Dada a especificidade didática da disciplina, a avaliação consistirá de diferentes momentos que formam 2 componentes.
1 Componente A (50%)
Avaliação teórico prática (35%)
Trabalho de grupo (5%)
Portfolio do trabalho realizado em aula (5%)
Avaliação contínua (5%)
2 Componente B (50%)
Teste teórico relacionado com os vários temas técnicos do programa (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na Gestão da Qualidade
Bibliografia:
1.Pillet e Duret(2009)”Qualidade na Produção – da ISO 9000 aos seis sigma”Lidel
2.Pinto,J.P.(2009)”Pensamento Lean”, Lidel
3.Turner, S.(2010)”Ferramentas de apoio à Gestão”Monitor
4.Vieira, S. (1999) “Estatística para a Qualidade” Campus
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)
Vasco Costa (vcosta@ufp.edu.pt)