Unidade Curricular: | Código: | ||
Princípios da Gestão da Qualidade | 997PGQ | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da unidade curricular o aluno deve: • compreender os princípios fundamentais da gestão da qualidade e desenvolvimento da função qualidade • conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas; • utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos; • utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade. • utilizar a ferramenta de desenvolvimento da função qualidade na conceção de serviços. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Organização e Gestão da Qualidade. 2.A qualidade na Conceção 3.Ferramentas Clássicas da Qualidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições. O ponto 2 introduz os requisitos para o desenvolvimento da função qualidade. O ponto 3 introduz as ferramentas clássicas da qualidade. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da gestão da qualidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de casos e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e a facilitar a compreensão da Gestão da Qualidade Dada a especificidade didática da disciplina, a avaliação consistirá de diferentes momentos que formam três componentes. 1 Componente A (50%) Avaliação teórico prática (35%) Trabalho de grupo (5%) Portfolio do trabalho realizado em aula (5%) Avaliação contínua (5%) 2 Componente B (25%): Um teste teórico relacionado com os vários temas do capítulo 3. 3. Componente C (25%): Um teste teórico relacionados com os vários temas do capítulo 2. A nota final será 50% da média aritmética da componente A com B e a 50% da componente C. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na Gestão da Qualidade | |||
Bibliografia: | |||
1. ASQ (American Society for Quality) (2019), The 7 Basic Quality Tools for Process Improvement [Em linha]. Disponível em https://asq.org/quality-resources/fishbone, [Consultado em 1/1/2018]- 2. Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa (2008), Gestão da Qualidade Total e Certificação de Empresas - as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade. Porto, Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa. 3. Pillet e Duret(2010)”Qualidade na Produção – da ISO 9000 aos seis sigma”Lidel 4.Pinto,J.P.(2014)”Pensamento Lean”, Lidel. |