Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação | 997PCNM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo fundamental da unidade curricular consiste em promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre conflito, negociação e mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva a nível da realidade organizacional. Os objetivos são os seguintes: 1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo no contexto organizacional; 2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; 3. Saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos organizacionais; 4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto organizacional; 5. Ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva; 6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conflito interpessoal. 1.1. A complexa definição de conflito: conceitos, abordagens e tipologias. 1.2. A análise do conflito e sua articulação com a intervenção no contexto organizacional. 2. A gestão construtiva de conflitos no contexto organizacional. 2.1. Conceito, princípios e paradigmas de gestão de conflitos: a construção da pacificação. 2.2. Estilos e comportamentos de gestão de conflito. 2.3. Obstáculos e competências de gestão construtiva de conflitos em diferentes contextos organizacionais. 3. A negociação. 3.1. Natureza e características da negociação. 3.2. Potencialidades e limites nos processos de negociação individual e grupal. 4. Processos cognitivos e emocionais na negociação e na mediação. 4.1. Racionalidade e emoção em negociação e mediação. 4.2. Processamento de informação e tomada de decisão em conflito e negociação: enviesamentos e distorções cognitivas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência o aprofundamento de conhecimentos e de competências necessários ao exercício profissional no contexto organizacional. Concretamente, e assente numa organização em 4 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 6 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: gestão de conflitos, negociação e mediação. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente: CP1 – OA1, AO2, OA5, OA6; CP2 – OA1, AO2, OA3; CP3 – OA1, AO2, OA3, OA4; CP4 – OA2, OA4, OA5. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teórico-práticas, orientação tutorial e outros) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas Normas Regulamentares, são considerados os seguintes elementos: participação ativa nas horas de contacto (10%), prova escrita (50%), trabalho de grupo (20%) e trabalho individual (20%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino (e de avaliação) adotadas concretiza-se do seguinte modo: OA1, OA2 e OA5 – Métodos expositivo, participativo e ativo (prova escrita, trabalho de grupo e participação ativa nas horas de contacto); OA3 e OA4 – Métodos expositivo, demonstrativo, participativo e ativo (prova escrita, trabalho individual e participação ativa nas horas de contacto); OA6 e OA7 – Métodos participativo e ativo (trabalho individual, trabalho de grupo e participação ativa nas horas de contacto). As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica. | |||
Bibliografia: | |||
Cronin, M. A. & Bezrukova, K. (2019). Conflict management through the lens of system dynamics. Academy of Management Annals, 13 (2), 122-146. B-on Cunha, P., & Leitão, S. (2021). Manual de gestão construtiva de conflitos. Porto: Edições UFP, 4ª edição. De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. J. (2008). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum. BFP Jaca, L. M. & Díaz, F. J. M. (2009). Gestión del conflicto, negociación y mediación. Madrid: Pirámide. BFP Redorta, J. (2007). Cómo analizar los conflictos. La tipología de conflictos como herramienta de mediación. Barcelona: Paidós. BFP Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador. Lisboa: Monitor. BFP Thompson, L. (2017). A verdade sobre negociação. Lisboa: Actual. BFP Rosenberg, M. B. (2006). Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora. BFP |