Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão das Organizações | 997GORG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ao nível dos conhecimentos e capacidades de compreensão, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, através da elaboração de trabalhos práticos e da sua apresentação oral, debates em sala de aula ou realização de recensões críticas em formato escrito, os formandos sejam capazes de: - apresentar formas de aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real. - comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Alguns conceitos iniciais sobre Gestão e Estratégia. O ambiente em que operam as organizações: Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19; a 4ª Revolução industrial/a transformação digital. Modelos de Gestão e de Organização com maior implementação: De Max Weber e Taylor ao Modelo Multidivisional | Modelo Burocrático. Meritocracia. As 6 regras da competição do mundo em que vivemos Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados” com o ambiente em que operam as organizações: Adhocracia; Ambidestria. A teoria dos "jobs to be done" e as organizações centradas no cliente. Desenvolvimento de modelos de negócio e dos experimentos que ajudem a diminuir os riscos e aumentar as condições de sucesso. Plataformas e ecossistemas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma disciplina de integração e aplicação de conhecimentos, pretende-se que os alunos compreendam o que é uma organização e quais os princípios de gestão mais relevantes para a sua existência e continuidade, como se desenvolve a estratégia no contexto da empresa e do mercado e suas principais teorias e escolas de pensamento. Estes objectivos estão devidamente tratados nos temas escolhidos para a leccionação da disciplina e aplicados na fase de gestão de projectos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem. O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo: um teste escrito [correspondendo a 35% (trinta e cinco por cento) da nota]; um trabalho individual com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 35% (trinta e cinco por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 30% (trinta por cento) da nota]. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital. | |||
Bibliografia: | |||
Birkinshaw, J. and Ridderstråle, J. (2017) Fast/Forward: Make Your Company Fit for the Future. Charan, R. (2021) Rethinking Competitive Advantage: New Rules for the Digital Age. Hamel, G. and Zanini, M. (2021) Humanocracia: Criando Organizações Tão Incríveis Quantos as Pessoas Que as Formam. Alta Books. O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2018) Liderança e Disrupção. Como Resolver o Dilema do Inovador. Alta Books; 1ª edição. Osterwalder, A. and Bland, D.J. (2020) Testing Bussiness Ideas: Este é um guia de campo de experimentação rápida. Use os 44 experimentos para acelerar a escalabilidade. Vença em grande estilo com pequenas apostas…: Volume 1. 1ª edição. Alta Books. Savoia, A. (2019) The Right It: Why So Many Ideas Fail and How to Make Sure Yours Succeed. HarperOne. |