Unidade Curricular:Código:
Ferramentas da Qualidade997FQUA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Actualmente, a qualidade é um elemento de sustentação da competitividade. São de assinalar algumas tendências genéricas que marcam a evolução da qualidade: adopção de novas filosofias organizacionais : TQM e Kaizen.
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1 – Desenvolver conhecimentos e competências na metodologia Kaizen e na sua aplicação a diferentes contextos.
2- Perceber as diferentes etapas de definição e análise dos processos.
3- Analisar, compreender e ser capaz de utilizar um conjunto de ferramentas Kaizen de resolução dos principais problemas de gestão e melhoria dos processos e das operações;
4- Interpretar os desafios da gestão dos processos na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência.
Conteúdos Programáticos:
1.A Qualidade Total.
2.Metodologia Kaizen.
3.Outras formas de eliminação de desperdício.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições da qualidade total. O ponto 2 introduz a metodologia kaizen. O ponto 3 introduz outras formas de eliminação do desperdício. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da qualidade total e Kaizen.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito do Kaizen.
O método de avaliação compreende:
- 1 teste escrito de avaliação (80% da classificação final)
-1 trabalho grupo (20% da classificação final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na Qualidade Total e Kaizen.
Bibliografia:
1. Courtois, Martin e Pillet (2010),Gestão da Produção, 5ª Ed. LIDEL
2. Imai, M.(2014), Gemba Kaizen,Bookman
3. Pinto(2014),Pensamento Lean, 6ª Ed Lidel
4. Tânia e Carvalho(2019),Logística na Saúde,4ª Ed. Sílabo