Unidade Curricular: | Código: | ||
Ferramentas da Qualidade | 997FQUA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Actualmente, a qualidade é um elemento de sustentação da competitividade. São de assinalar algumas tendências genéricas que marcam a evolução da qualidade: adopção de novas filosofias organizacionais : TQM e Kaizen. No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1 – Desenvolver conhecimentos e competências na metodologia Kaizen e na sua aplicação a diferentes contextos. 2- Perceber as diferentes etapas de definição e análise dos processos. 3- Analisar, compreender e ser capaz de utilizar um conjunto de ferramentas Kaizen de resolução dos principais problemas de gestão e melhoria dos processos e das operações; 4- Interpretar os desafios da gestão dos processos na busca da redução do desperdício e aumento da eficiência. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.A Qualidade Total. 2.Metodologia Kaizen. 3.Outras formas de eliminação de desperdício. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições da qualidade total. O ponto 2 introduz a metodologia kaizen. O ponto 3 introduz outras formas de eliminação do desperdício. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da qualidade total e Kaizen. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito do Kaizen. O método de avaliação compreende: - 1 teste escrito de avaliação (80% da classificação final) -1 trabalho grupo (20% da classificação final) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na Qualidade Total e Kaizen. | |||
Bibliografia: | |||
1. Courtois, Martin e Pillet (2010),Gestão da Produção, 5ª Ed. LIDEL 2. Imai, M.(2014), Gemba Kaizen,Bookman 3. Pinto(2014),Pensamento Lean, 6ª Ed Lidel 4. Tânia e Carvalho(2019),Logística na Saúde,4ª Ed. Sílabo |