Unidade Curricular:Código:
Custos da Qualidade997CQD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Custos da Qualidade aborda técnicas relacionadas com a implementação de sistemas de gestão da qualidade realçando os custos, em todos os seus aspectos, como uma das maiores preocupações das empresas, com o objectivo de se manterem numa posição competitiva num mercado cada vez mais alargado e difícil. Procura-se nesta disciplina desenvolver no aluno o espírito crítico e de análise e apresentar metodologias que permitam identificar, quantificar e analisar os custos da qualidade com o objectivo de os optimizar
Conteúdos Programáticos:
Enfoque teórico dos Custos da Qualidade
Metodologias de custeio
Estimação
Métodos de alocação de custos
Orçamento da Qualidade.
Análise de custos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina aporta em dois ramos de conhecimento e técnicas solidamente estabelecidos, as teorias da Contabilidade e da Qualidade.
A base teórica matricial metodologias dos custos da qualidade é o modelo Falhas/Avaliação/Prevenção, e a sua sistematização na “NP 4239, Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade”, formando desta forma o quadro de referência para a integração dos restantes conceitos.
Na perspectiva da Contabilidade Custos quer na perspectiva de projecto quer na perspectiva de controlo e avaliação de custos. Tendo em consideração que, via de regra, os alunos desconhecem em absoluto o quadro teórico da Contabilidade, é feito primeiramente uma abordagem conceptual e posteriormente a seu enquadramento nas práticas e teorias da qualidade.
Sendo que os alunos que frequentam a licenciatura, são maioritariamente profissionais da área, o programa prevê a integração das suas práticas e/ou necessidades profissionais, na sua leccionação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente teórica visa dotar os alunos dos conhecimentos e capacidade de compreensão dos custos da qualidade e suas implecações, referindo os principais autores metodologias e técnicas. A competente teórico-prática visa conduzir os alunos no sentido da aplicação dos conhecimentos, quer em casos práticos apresentados pelo docente, quer a partir das práticas profissionais dos alunos. Tanto a dimensão prática como a teórico-prática, tem como complemento o sistema de avaliação, designadamente no que se refere aos trabalhos individuais, de grupo e avaliação contínua, onde os alunos sob tutoria dos docentes são solicitados a elaborar e apresentar trabalhos teórico e práticos, onde devem exercitar e potenciar a aplicação e compreensão de conhecimentos, a capacidade de julgamento e a recolha, análise e gestão de informação com vista à tomada de decisões informadas. Complementarmente, a exposição oral e a elaboração de trabalhos escritos visam promover as competências necessárias para comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. Tratando-se a gestão do processo da qualidade de uma actividade de gestão multifacetada, será prestada a devida atenção aos aspectos sociais e éticos relevantes.
Bibliografia:
1. Castro, R.A. (2012) Lean Six Sigma, IST
2. IPQ(1994) NP 4239 , Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade , IPQ
3. Wood, Douglas c.(2007), Quality Cost Programs, ASQ
4. Robles, A. (2003), Custos da Qualidade, Atlas
5. Custos da Qualidade e/ou Benefícios - Manual Prático para a gestao-qualidade (2009) Dashöfer Holding Lt.
6. Documentação e exercícios fornecidos pelos docentes
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)