Unidade Curricular: | Código: | ||
Custos da Qualidade | 997CQD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da unidade curricular o aluno deve: Ser capaz de identificar os custos da qualidade e da não qualidade. Ser capaz de categorizar os custos da qualidade no contexto do referencial da qualidade (Feigenbaum). Identificar as metodologias de custeio: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens. Identificar as metodologias de estimação: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens. Identificar as metodologias de de alocação de custos: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens. Trabalhar os custos no contexto de projecto (PMBOK). | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Enfoque teórico dos Custos da Qualidade NP 4239 Metodologias de custeio Estimação Métodos de alocação de custos Gestão de projecto e custos da qualidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina aporta em dois ramos de conhecimento e técnicas solidamente estabelecidos: as teorias da Contabilidade e da Qualidade. A base teórica matricial metodologias dos custos da qualidade é o modelo Falhas/Avaliação/Prevenção, e a sua sistematização na “NP 4239, Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade”, formando desta forma o quadro de referência para a integração dos restantes conceitos. Tendo em consideração que, via de regra, os alunos desconhecem em absoluto o quadro teórico da Contabilidade, é feito primeiramente uma abordagem conceptual e posteriormente a seu enquadramento nas práticas e teorias da qualidade. Sendo que os alunos que frequentam a licenciatura, são maioritariamente profissionais da área, o programa prevê a integração das suas práticas e/ou necessidades profissionais, na sua leccionação. A operacionalização da disciplina consistirá em aulas expositivas seguidas de exercícios de aplicação dos conhecimentos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O ensino basear-se-á essencialmente: a) Componente teórica: onde são discutidos os conceitos relativos aos tópicos do programa. b) Componente prática onde os alunos a partitir de casos práticos aplicarão os conceitos teóricos Avaliação Teste: 70% Port-fólio:20% Avaliação contínua: 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente teórica visa dotar os alunos dos conhecimentos e capacidade de compreensão dos custos da qualidade e suas implecações, referindo os principais autores metodologias e técnicas. A competente teórico-prática visa conduzir os alunos no sentido da aplicação dos conhecimentos, quer em casos práticos apresentados pelo docente, quer a partir das práticas profissionais dos alunos. Tanto a dimensão prática como a teórico-prática, tem como complemento o sistema de avaliação, designadamente no que se refere aos trabalhos individuais, de grupo e avaliação contínua, onde os alunos sob tutoria dos docentes são solicitados a elaborar e apresentar trabalhos teórico e práticos, onde devem exercitar e potenciar a aplicação e compreensão de conhecimentos, a capacidade de julgamento e a recolha, análise e gestão de informação com vista à tomada de decisões informadas. Complementarmente, a exposição oral e a elaboração de trabalhos escritos visam promover as competências necessárias para comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. Tratando-se a gestão do processo da qualidade de uma actividade de gestão multifacetada, será prestada a devida atenção aos aspectos sociais e éticos relevantes. | |||
Bibliografia: | |||
Castro, R.A. (2012) Lean Six Sigma, IST IPQ(1994) NP 4239 , Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade , IPQ Wood, Douglas c.(2007), Quality Cost Programs, ASQ Robles, A. (2003), Custos da Qualidade, Atlas Custos da Qualidade e/ou Benefícios - Manual Prático para a gestao-qualidade (2009) Dashöfer Holding Lt. Kim, Y. J., Roh, E. H., & Park, S. (2021). A literature review of quality, costs, process-associated with digital pathology. Journal of exercise rehabilitation, 17(1), 11–14. https://doi.org/10.12965/jer.2142018.009 Documentação e exercícios fornecidos pelos docentes |