Unidade Curricular:Código:
Custos da Qualidade997CQD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No final da unidade curricular o aluno deve:
Ser capaz de identificar os custos da qualidade e da não qualidade.
Ser capaz de categorizar os custos da qualidade no contexto do referencial da qualidade (Feigenbaum).
Identificar as metodologias de custeio: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens.
Identificar as metodologias de estimação: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens.
Identificar as metodologias de de alocação de custos: sua operacionalização, características, vantagens e desvantagens.
Trabalhar os custos no contexto de projecto (PMBOK).
Conteúdos Programáticos:
Enfoque teórico dos Custos da Qualidade
NP 4239
Metodologias de custeio
Estimação
Métodos de alocação de custos
Gestão de projecto e custos da qualidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina aporta em dois ramos de conhecimento e técnicas solidamente estabelecidos: as teorias da Contabilidade e da Qualidade.
A base teórica matricial metodologias dos custos da qualidade é o modelo Falhas/Avaliação/Prevenção, e a sua sistematização na “NP 4239, Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade”, formando desta forma o quadro de referência para a integração dos restantes conceitos.
Tendo em consideração que, via de regra, os alunos desconhecem em absoluto o quadro teórico da Contabilidade, é feito primeiramente uma abordagem conceptual e posteriormente a seu enquadramento nas práticas e teorias da qualidade.
Sendo que os alunos que frequentam a licenciatura, são maioritariamente profissionais da área, o programa prevê a integração das suas práticas e/ou necessidades profissionais, na sua leccionação.
A operacionalização da disciplina consistirá em aulas expositivas seguidas de exercícios de aplicação dos conhecimentos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O ensino basear-se-á essencialmente:
a) Componente teórica: onde são discutidos os conceitos relativos aos tópicos do programa.
b) Componente prática onde os alunos a partitir de casos práticos aplicarão os conceitos teóricos
Avaliação
Teste: 70%
Port-fólio:20%
Avaliação contínua: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente teórica visa dotar os alunos dos conhecimentos e capacidade de compreensão dos custos da qualidade e suas implecações, referindo os principais autores metodologias e técnicas. A competente teórico-prática visa conduzir os alunos no sentido da aplicação dos conhecimentos, quer em casos práticos apresentados pelo docente, quer a partir das práticas profissionais dos alunos. Tanto a dimensão prática como a teórico-prática, tem como complemento o sistema de avaliação, designadamente no que se refere aos trabalhos individuais, de grupo e avaliação contínua, onde os alunos sob tutoria dos docentes são solicitados a elaborar e apresentar trabalhos teórico e práticos, onde devem exercitar e potenciar a aplicação e compreensão de conhecimentos, a capacidade de julgamento e a recolha, análise e gestão de informação com vista à tomada de decisões informadas. Complementarmente, a exposição oral e a elaboração de trabalhos escritos visam promover as competências necessárias para comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. Tratando-se a gestão do processo da qualidade de uma actividade de gestão multifacetada, será prestada a devida atenção aos aspectos sociais e éticos relevantes.
Bibliografia:
Castro, R.A. (2012) Lean Six Sigma, IST
IPQ(1994) NP 4239 , Bases para Quantificação dos Custos da Qualidade , IPQ
Wood, Douglas c.(2007), Quality Cost Programs, ASQ
Robles, A. (2003), Custos da Qualidade, Atlas
Custos da Qualidade e/ou Benefícios - Manual Prático para a gestao-qualidade (2009) Dashöfer Holding Lt.
Kim, Y. J., Roh, E. H., & Park, S. (2021). A literature review of quality, costs, process-associated with digital pathology. Journal of exercise rehabilitation, 17(1), 11–14. https://doi.org/10.12965/jer.2142018.009
Documentação e exercícios fornecidos pelos docentes