Unidade Curricular:Código:
Casos de Estudo: Integração de Sistemas de Gestão997CEIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta UC tem como objetivo a apresentação de casos de estudo na área da gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão da segurança e saúde ocupacionais, de forma a complementar e aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo de estudos. Pretende-se desta forma proporcionar aos alunos o contacto com a prática profissional da área da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacionais.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
• Recolher informação através de leituras, observação de práticas e entrevistas;
• Interpretar informação e analisá-la à luz dos conhecimentos adquiridos;
• Identificar e ponderar diferentes alternativas na resolução de um problema específico;
• Aplicar conhecimentos face a situações novas;
• Trabalhar de forma autónoma e em equipa;
• Comunicar adequadamente os seus argumentos e conclusões, oralmente e por escrito.
Conteúdos Programáticos:
1. Casos de estudo em Gestão da Qualidade
2. Casos de estudo em Gestão Ambiental
3. Casos de estudo em Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais
4. Casos de estudo em outras áreas da Gestão
5. Casos de estudo em Sistemas Integrados de Gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular, estando os conteúdos divididos pelas principais áreas de atuação de um profissional da área da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nesta UC recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos adquiridos a situações reais. Será privilegiada a análise crítica a casos reais apresentados através de palestras, visitas de estudo, ou análise de bibliografia, e serão promovidos debates sobre os casos de estudo apresentados. Será proposto aos alunos que preparem um caso de estudo à sua escolha para apresentar aos colegas.
O método de avaliação compreende três componentes:
• avaliação contínua durante as aulas, através da realização de relatórios (individuais ou em grupo) sobre os casos de estudo apresentados (pondera 65% na nota final)
• desempenho do aluno através das suas intervenções e participações nos debates, palestras e visitas de estudo (pondera 10% na nota final)
• apresentação do seu caso de estudo (pondera 25% na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global e aplicada de questões relevantes na área da Gestão da Qualidade, Ambiente, e Segurança e Saúde Ocupacionais. Através da análise, interpretação e discussão conjunta de situações concretas, os alunos irão amadurecer os seus conhecimentos prévios, ficando mais habilitados a enfrentar, com sucesso, os desafios que se colocam na prática profissional desta área.
Bibliografia:
Pinto, A. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação. Edições Sílabo, Lisboa.
Pinto, A. (2018) ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental. Lidel, Lisboa.
Pinto, A. (2019) ISO 45001:2018 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lidel, Lisboa.
Neves, J.G. e Vinagre, M.H. (2018) Qualidade de Serviço, Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)