Unidade Curricular: | Código: | ||
Casos de Estudo: Integração de Sistemas de Gestão | 997CEIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta UC tem como objetivo a apresentação de casos de estudo na área da gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão da segurança e saúde ocupacionais, de forma a complementar e aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo de estudos. Pretende-se desta forma proporcionar aos alunos o contacto com a prática profissional da área da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacionais. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: • Recolher informação através de leituras, observação de práticas e entrevistas; • Interpretar informação e analisá-la à luz dos conhecimentos adquiridos; • Identificar e ponderar diferentes alternativas na resolução de um problema específico; • Aplicar conhecimentos face a situações novas; • Trabalhar de forma autónoma e em equipa; • Comunicar adequadamente os seus argumentos e conclusões, oralmente e por escrito. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Casos de estudo em Gestão da Qualidade 2. Casos de estudo em Gestão Ambiental 3. Casos de estudo em Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais 4. Casos de estudo em outras áreas da Gestão 5. Casos de estudo em Sistemas Integrados de Gestão | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular, estando os conteúdos divididos pelas principais áreas de atuação de um profissional da área da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacionais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nesta UC recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos adquiridos a situações reais. Será privilegiada a análise crítica a casos reais apresentados através de palestras, visitas de estudo, ou análise de bibliografia, e serão promovidos debates sobre os casos de estudo apresentados. Será proposto aos alunos que preparem um caso de estudo à sua escolha para apresentar aos colegas. O método de avaliação compreende três componentes: • avaliação contínua durante as aulas, através da realização de relatórios (individuais ou em grupo) sobre os casos de estudo apresentados (pondera 65% na nota final) • desempenho do aluno através das suas intervenções e participações nos debates, palestras e visitas de estudo (pondera 10% na nota final) • apresentação do seu caso de estudo (pondera 25% na nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global e aplicada de questões relevantes na área da Gestão da Qualidade, Ambiente, e Segurança e Saúde Ocupacionais. Através da análise, interpretação e discussão conjunta de situações concretas, os alunos irão amadurecer os seus conhecimentos prévios, ficando mais habilitados a enfrentar, com sucesso, os desafios que se colocam na prática profissional desta área. | |||
Bibliografia: | |||
Pinto, A. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação. Edições Sílabo, Lisboa. Pinto, A. (2018) ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental. Lidel, Lisboa. Pinto, A. (2019) ISO 45001:2018 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lidel, Lisboa. Neves, J.G. e Vinagre, M.H. (2018) Qualidade de Serviço, Edições Sílabo. |