Unidade Curricular: | Código: | ||
Auditorias Internas | 997AUDI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta UC tem como objetivo fornecer aos alunos as bases necessárias para a realização de auditorias internas a sistemas integrados de gestão, incluindo as fases de preparação, planeamento, execução e relato de resultados. Os alunos devem ser capazes de demonstrar a aquisição dos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1: Reconhecer a importância da Auditoria Interna como ferramenta de monitorização e identificação de oportunidades de melhoria; OA2: Conhecer, interpretar e aplicar as metodologias de auditoria previstas na norma ISO 19011:2018; OA3: Planear e preparar a realização de uma Auditoria Interna; OA4: Realizar Auditorias Internas a Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança; OA5: Analisar e interpretar a informação recolhida e relatar adequadamente as constatações observadas durante uma Auditoria. OA6: Trabalhar de forma autónoma e em equipa; OA7: Comunicar adequadamente os seus argumentos e conclusões, oralmente e por escrito. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Conceitos básicos em Auditoria CP2: Metodologias NP EN ISO 19011:2018 CP3: Aspetos comportamentais CP4: Casos práticos 4.1. Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 4.2. Auditorias a Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001 4.3. Auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde ISO 45001 4.4. Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) estão em coerência com os objetivos de aprendizagem (OA) formulados para a unidade curricular, uma vez que cobrem aspetos teóricos e práticos relevantes para as diferentes fases de uma auditoria interna a sistemas integrados de gestão. Observa-se, deste modo, uma coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem, como se mostra de seguida: CP1 - OA1, OA4, OA5 CP2 - OA2, OA3 CP3 - OA4, OA5 CP4 - OA4, OA5, OA6, OA7 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nesta UC recorre-se a metodologias de ensino expositivas, exploratórias e aplicadas. As sessões expositivas têm como objetivo a transmissão de conhecimentos teóricos, que serão depois explorados através de exercícios práticos e análise de casos. Estão também previstas sessões de simulação de auditoria em contexto real. O método de avaliação compreende as seguintes componentes: • teste individual (pondera 40% na nota final) • desempenho do aluno nas atividades propostas ao longo da unidade curricular (pondera 60% na nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a concretização dos objetivos de aprendizagem. Através da elaboração de exercícios e da análise, interpretação e discussão de casos de estudo, os alunos irão explorar e aprofundar os conhecimentos teóricos e desenvolver competências profissionais. As sessões de simulação de auditoria irão permitir aos alunos o contacto com situações reais e a avaliação das competências adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
NP EN ISO 19011:2018. Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão. NP EN ISO 9001:2015. Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. NP EN ISO 14001:2015. Sistemas de gestão ambiental – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização. NP EN ISO 45001:2019. sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacionais – Requisitos e orientações para a sua utilização. Pinto, A. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação. Edições Sílabo, Lisboa. Pinto, A. (2018) ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental. Lidel, Lisboa. Pinto, A. (2019) ISO 45001:2018 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lidel, Lisboa. |