Unidade Curricular:Código:
Auditorias Internas997AUDI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão da Qualidade, Ambiente e Segurança6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta UC tem como objetivo fornecer aos alunos as bases necessárias para a realização de auditorias internas a sistemas integrados de gestão, incluindo as fases de preparação, planeamento, execução e relato de resultados.
Os alunos devem ser capazes de demonstrar a aquisição dos seguintes objetivos de aprendizagem:
OA1: Reconhecer a importância da Auditoria Interna como ferramenta de monitorização e identificação de oportunidades de melhoria;
OA2: Conhecer, interpretar e aplicar as metodologias de auditoria previstas na norma ISO 19011:2018;
OA3: Planear e preparar a realização de uma Auditoria Interna;
OA4: Realizar Auditorias Internas a Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança;
OA5: Analisar e interpretar a informação recolhida e relatar adequadamente as constatações observadas durante uma Auditoria.
OA6: Trabalhar de forma autónoma e em equipa;
OA7: Comunicar adequadamente os seus argumentos e conclusões, oralmente e por escrito.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Conceitos básicos em Auditoria
CP2: Metodologias NP EN ISO 19011:2018
CP3: Aspetos comportamentais
CP4: Casos práticos
4.1. Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001
4.2. Auditorias a Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001
4.3. Auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde ISO 45001
4.4. Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) estão em coerência com os objetivos de aprendizagem (OA) formulados para a unidade curricular, uma vez que cobrem aspetos teóricos e práticos relevantes para as diferentes fases de uma auditoria interna a sistemas integrados de gestão.
Observa-se, deste modo, uma coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem, como se mostra de seguida:
CP1 - OA1, OA4, OA5
CP2 - OA2, OA3
CP3 - OA4, OA5
CP4 - OA4, OA5, OA6, OA7
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nesta UC recorre-se a metodologias de ensino expositivas, exploratórias e aplicadas. As sessões expositivas têm como objetivo a transmissão de conhecimentos teóricos, que serão depois explorados através de exercícios práticos e análise de casos. Estão também previstas sessões de simulação de auditoria em contexto real.
O método de avaliação compreende as seguintes componentes:
• teste individual (pondera 40% na nota final)
• desempenho do aluno nas atividades propostas ao longo da unidade curricular (pondera 60% na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a concretização dos objetivos de aprendizagem. Através da elaboração de exercícios e da análise, interpretação e discussão de casos de estudo, os alunos irão explorar e aprofundar os conhecimentos teóricos e desenvolver competências profissionais. As sessões de simulação de auditoria irão permitir aos alunos o contacto com situações reais e a avaliação das competências adquiridas.
Bibliografia:
NP EN ISO 19011:2018. Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão.
NP EN ISO 9001:2015. Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
NP EN ISO 14001:2015. Sistemas de gestão ambiental – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.
NP EN ISO 45001:2019. sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacionais – Requisitos e orientações para a sua utilização.
Pinto, A. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação. Edições Sílabo, Lisboa.
Pinto, A. (2018) ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental. Lidel, Lisboa.
Pinto, A. (2019) ISO 45001:2018 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lidel, Lisboa.
Docente (* Responsável):
Álvaro Monteiro (aamont@ufp.edu.pt)
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)
Sónia Silva (soniasilva@ufp.edu.pt)