Unidade Curricular:Código:
Poluição Atmosférica e Sonora823PATS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEngenharia do Ambiente5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC serão abordados temas relacionados com a física e química da atmosfera e a gestão da qualidade do ar, bem como aspectos relacionados com o ruído ambiental.
No final da UC, o aluno deve possuir as seguintes competências:
• Conceitos essenciais em poluição atmosférica:
o Estrutura vertical da atmosfera;
o Estabilidade atmosférica;
o Processos de deposição de poluentes;
o Química da atmosfera básica;
o Construção de bases de dados de emissões;
o Monitorização e gestão da qualidade do ar;
o Modelos numéricos;
o Legislação aplicável.
• Conceitos essenciais em ruído:
o Comportamento das ondas sonoras;
o Análise de ondas sonoras;
o Medição de ruído;
o Controlo de ruído;
o Efeito do ruído nos seres Humanos;
o Legislação aplicável.
Conteúdos Programáticos:
Poluição Atmosférica
A atmosfera: Estrutura vertical, composição, radiação e balanço de energia, escalas temporais e espaciais dos processos atmosféricos. Emissão de poluentes atmosféricos: Poluentes atmosféricos e suas fontes emissoras, Inventários de emissões. Os poluentes na atmosfera: A química da atmosfera (fase gasosa), transporte e dispersão de poluentes, processos de deposição seca e húmida. Gestão da qualidade do ar: Estratégias de controlo e gestão da qualidade do ar, redes de qualidade do ar, análise e interpretação de dados de qualidade do ar, ferramentas numéricas; Legislação aplicável.
Poluição Sonora
Comportamento das ondas sonoras: Propagação e velocidade de propagação; intensidade sonora; reflexão, refracção e difracção de ondas sonoras; absorção e transmissão de ondas sonoras; adição de sons puros; espectro sonoro. Análise de ondas sonoras e Medição de ruído. Controlo do ruído e Efeito do ruído nos seres Humanos. O Regulamento Geral do Ruído: Análise e aplicabilidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo introduzindo os conceitos de poluição atmosférica e do ruído ambiental e apresentando a legislação em vigor sobre esta matéria.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa realizados.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões da poluição atmosférica e sonora, bem como da legislação aplicável. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros Engenheiros do Ambiente.
Bibliografia:
[1] APA, 2011. Emissões de Poluentes Atmosféricos por Concelho 2009: Gases acidificantes e eutrofizantes, precursores de ozono, partículas, metais pesados e gases com efeito de estufa.
[2] Cunniff,P.F.. Environmental noise pollution. NY, John Wiley, 1977.
[3] EMEP/EEA air pollutant emission inventory guidebook 2013. Technical guidance to prepare national emission Inventories (Tec. Rep. 12/2013).
[4] Evarest, F.A.. Master Handbook of Acoustics. McGraw-Hill, 4th ed., 2001.
[5] Legislação aplicável à poluição atmosférica
[6] Legislação aplicável à poluição sonora
[7] Seinfeld, J.H. and Pandis, S.N.. Atmospheric Chemistry and Physics – From Air Pollution to Climate Change. John Wiley & Sons, Inc., 2006.
[8] Stull, R., - An introduction to boundary-layer meteorology. Dordrecht, Boston, London: Kluwer Academic Publishers, 1988.
Docente (* Responsável):
Nelson Azevedo Barros (nelson@ufp.edu.pt)