Unidade Curricular:Código:
Segurança do Trabalho I830ST1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia e Gestão da Qualidade6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos de competências para identificar perigos e avaliar riscos associados a diferentes atividades, tais como atividades de risco elevado, definir e planear medidas preventivas e de proteção. Estas competências incluem: conhecer perigos e riscos específicos das atividades e adquirir competências técnicas para definir e implementar medidas para controlo dos riscos profissionais em actividades consideradas de risco elevado. Adquirir competências de resolução de problemas relacionados com a área de formação; Ser capaz de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante; adquirir competências para comunicar ideias e soluções.
Conteúdos Programáticos:
Princípios e domínios da Segurança do Trabalho. Causas e consequências dos acidentes de trabalho. Controlo de riscos associados a: Locais e postos de trabalho; Equipamentos de trabalho. Trabalhos com riscos especiais. Segurança de máquinas e equipamentos; Transporte mecânico e manual de cargas. Segurança na construção. Armazenamento, utilização e eliminação de produtos químicos perigosos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pontos 1 e 2: conhecer os principais domínios e os principais conceitos e definições da UC; ponto 3:conhecer as causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais; pontos 4 a 11: conhecer perigos e riscos específicos das atividades e aplicar técnicas e metodologias para definir e implementar medidas para CRP e o seu enquadramento legal. Os conteúdos referidos permitem ainda desenvolver capacidade de recolha e análise de informação, resolução de problemas, comunicação das soluções e atualização dos conhecimentos em função da evolução científica e tecnológica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, participativa, activa, interrogativa e demonstrativa. A metodologia de avaliação compreende estudo de caso, testes, trabalhos de individuais e de grupo e apresentação dos mesmos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias utilizadas adequam-se aos objetivos de aprendizagem, permitindo a compreensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular, estabelecem uma articulação entre os conhecimentos teóricos adquiridos e a sua aplicação em casos práticos diversos, propondo soluções para resolução dos mesmos e a apresentação dos trabalhos individuais ou de grupo desenvolvidos.
Bibliografia:
[1] Freitas, Luís Conceição (2008). Segurança e Saúde do Trabalho, Edições sílabo
[2] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/publications
[3] Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho: https://osha.europa.eu/pt/legislation
[4] ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho: https://www.act.gov.pt
[5] Legislação Nacional e Comunitária: https://dre.pt/
Docente (* Responsável):
Rogério Carvalho (carvalho@ufp.edu.pt)