Unidade Curricular: | Código: | ||
Higiene do Trabalho I | 830HT1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia e Gestão da Qualidade | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Familiarizar os alunos com os conceitos técnicos relacionados com a exposição humana aos agentes físicos como é o caso do ruído, das vibrações, das radiações e do ambiente térmico; -Fornecer conhecimentos e ferramentas de modo a que os alunos fiquem com a capacidade de desenvolver metodologias e técnicas de avaliação e controlo dos agentes físicos referidos; - Apresentar e discutir os conceitos principais relacionados com as atividades de HST; - Identificação e controlo de riscos; - Estudo da implementação e operacionalização da gestão da HST. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Exposição humana ao ruído, vibrações, radiações e ambiente térmico: Fundamentos, parâmetros, unidades de medida, equipamentos de medida e princípios de funcionamento, efeitos da exposição, valores limitem e nível de ação, metodologia e estratégia de amostragem, metodologia de prevenção, proteção coletiva e individual, critérios de avaliação do conforto, normas e regulamentos, bases da segurança no trabalho, análise de riscos e aspetos organizacionais da função higiene e segurança. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o enquadramento legal da SHST, a Higiene, Segurança e Saúde no trabalho, o Plano de Segurança e Saúde e a gestão da Prevenção, cobrem os principais aspectos do estudo que permitirão ao aluno desenvolver as tarefas do engenheiro em matéria de implementação do plano de segurança e saúde, avaliação de riscos e promover estratégias de prevenção na área da SHTS aplicando-as na gestão de produção. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação teórica e trabalho prático | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno desenvolver a sua actividade enquanto engenheiro dominando as questões essenciais associadas à gestão da segurança, saúde e higiene do trabalho, especialmente a última. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Cabral, F. et al.(2000) – Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho, Edições Profissionais, Lda. [2] Miguel, A. S.(2010) – Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 9ª Edição, Porto Editora. [3] Macedo, R.(1988) – Manual de Higiene do Trabalho na Indústria, Fundação Calouste-Gulbenkian |