Unidade Curricular:Código:
Higiene do Trabalho I830HT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia e Gestão da Qualidade5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Familiarizar os alunos com os conceitos técnicos relacionados com a exposição humana aos agentes físicos como é o caso do ruído, das vibrações, das radiações e do ambiente térmico;
-Fornecer conhecimentos e ferramentas de modo a que os alunos fiquem com a capacidade de desenvolver metodologias e técnicas de avaliação e controlo dos agentes físicos referidos;
- Apresentar e discutir os conceitos principais relacionados com as atividades de HST;
- Identificação e controlo de riscos;
- Estudo da implementação e operacionalização da gestão da HST.
Conteúdos Programáticos:
Exposição humana ao ruído, vibrações, radiações e ambiente térmico: Fundamentos, parâmetros, unidades de medida, equipamentos de medida e princípios de funcionamento, efeitos da exposição, valores limitem e nível de ação, metodologia e estratégia de amostragem, metodologia de prevenção, proteção coletiva e individual, critérios de avaliação do conforto, normas e regulamentos, bases da segurança no trabalho, análise de riscos e aspetos organizacionais da função higiene e segurança.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e
coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o enquadramento legal da SHST, a Higiene, Segurança e Saúde no trabalho, o Plano de Segurança e Saúde e a gestão da Prevenção, cobrem os principais aspectos do estudo que permitirão ao aluno desenvolver as tarefas do engenheiro em matéria de implementação do plano de segurança e saúde, avaliação de riscos e promover estratégias de prevenção na área da SHTS aplicando-as na gestão de produção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação teórica e trabalho prático
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, procurando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilite o aluno desenvolver a sua actividade enquanto engenheiro dominando as questões essenciais associadas à gestão da segurança, saúde e higiene do trabalho, especialmente a última.
Bibliografia:
[1] Cabral, F. et al.(2000) – Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho, Edições Profissionais, Lda.
[2] Miguel, A. S.(2010) – Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 9ª Edição, Porto Editora.
[3] Macedo, R.(1988) – Manual de Higiene do Trabalho na Indústria, Fundação Calouste-Gulbenkian