Unidade Curricular: | Código: | ||
Certificação de Empresas (Produtos, Serviços e Alimentos) | 830CEPS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Engenharia e Gestão da Qualidade | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: • Identificar os princípios de gestão de sistemas; • Interpretar os requisitos definidos nas normas. • Definir a documentação do sistema de gestão; • Reconhecer e usar os diversos tipos de normas; • Identificar os objectivos das auditorias. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução 1.1. Termos e Definições 1.2. Implementação de Sistemas de Gestão 1.3. As Normas de implementação de Sistemas 1.4. Principios de Gestão da Qualidade 1.5 Requisitos legais e avaliação da conformidade 2. Requisitos Específicos 2.1 Requisitos ISO 9001 2.1.1. Contexto da Organização 2.1.2. Liderança 2.1.3. Planeamento 2.1.4. Suporte 2.1.5. Operacionalização 2.1.6. Avaliação do desempenho 2.1.7. Melhoria 2.2 Outras Normas. 3. Integração de Sistemas 3.1. Introdução 3.2. Requisitos Comuns 3.3. Vantagens 4. Auditorias | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O ponto 1 do conteúdo programático introduz os termos e definições. O ponto 2 introduz as diferentes certificações. O ponto 3 a integração de sistemas.O ponto 4 auditorias e o ponto 5 introduz o processo de certificação. Os conteúdos adequam-se aos objectivos da unidade curricular, compreendendo conhecimentos na área da certificação 9001 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1 teste | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos e a apresentação de exemplos práticos. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos na certificação de sistemas de gestão. | |||
Bibliografia: | |||
Apcer (2016) Guia do utilizador ISO 9001:2015, Apcer IPQ(2015) NP EN ISO 9001:2015,IPQ Pires (2016) Sistemas de Gestão da Qualidade, Sílabo |