Unidade Curricular:Código:
Hidráulica I827HID1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Civil7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina aplica os princípios e conceitos da mecânica dos fluídos a problemas hidráulicos da engenharia. O primeiro problema de engenharia de hidráulica a tratar é o escoamento sob pressão em tubos, sistemas de condutas, medição de escoamento em tubos, bombas.
Conteúdos Programáticos:
Avaliação das perdas de carga (contínuas e localizadas) em condutas. Medições hidráulicas. Cálculo hidráulico de instalações com caudal uniforme de percurso, em série e em redes ramificadas. Turbinas e bombas - condições de aplicação e de funcionamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir dos objectivos formulado, dado que os tópicos incluídos no programa como as leis de resistência dos escoamentos uniforme, o funcionamento de escoamentos sob pressão, condutas elevatórias e bombas hidráulicas e choque hidráulico em condutas, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a identificar e resolver problemas preparatórios para desenvolvimento de projectos hidráulicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado de modo a conhecer propriedades dos fluidos, da lei hidrostática de pressões, distinguir entre pressões absolutas e pressões relativas e os princípios de operação de orifícios e
descarregadores, bem como avaliar regimes de escoamento e compreender conceito de regime de escoamento permanente e uniforme e calcular perdas de carga contínua em condutas e perda de carga localizada em acessórios.
Avaliação da Componente teórico-prática: Testes de avaliação individual, Trabalhos desenvolvidos em grupo em sala de aula, desempenho e participação do aluno em sala de aula
Avalição da componente prática laboratorial:Fichas de ensaio entregues em grupo, 1 prova de avaliação individual, relatório final (com apresentação oral) e desempenho do aluno (assiduidade, desempenho técnico, participação activa nas aulas e interesse global demonstrado pela matéria)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, adquirindo noções de dimensionamento hidráulico de instalações e análise de sistemas ramificados e emalhados, o dimensionamento de condutas elevatórias e métodos de cálculo simplificado do fenómeno de choque hidráulico, estabelecendo um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais que habilitam o aluno a resolver problemas de cálculo e dimensionamento hidraúlico em diferentes condições.
Bibliografia:
[1] Netto, A. (1988). Manual de Hidráulica. S. Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltda.
[2] Nalluri, C., Featherstone, R.E. (2001). Civil Engineering Hydraulics. London. Blackwell Science
[3] Lencastre, A. (1996). Hidráulica Geral. Ed. do Autor.
[4] Chow, V.T. (1988). Open channel Hydraulics. New York. McGraw-Hill
[5] Finnemore, E.J., Franzini, J.B. (2002). Fluid Mechanics with Engineering Applications. New York. McGraw-Hill
[6] White, F.M. (2003). Fluid Mechanics. New York. McGraw-Hill
[7] Quintela, A. C. (1998). Hidráulica. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 6ª ed.
[8]Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. 1998
Docente (* Responsável):
Maria Guerreiro (mariajoao@ufp.edu.pt)