Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia da Dissertação de Mestrado | 145MDM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta disciplina visa dotar os alunos dos conhecimentos e ferramentas necessários à elaboração de uma dissertação, o que implica desenvolver aspectos metodológicos de trabalho científico e de pesquisa. O objectivo final prende-se com a elaboração do projecto de dissertação e programação dos trabalhos a desenvolver. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Metodologia e trabalho científico; Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem; Tipologias de trabalhos científico; Estruturação do trabalho. Pesquisa e natureza do trabalho científico; Referências bibliográficas; Estrutura da bibliografia; Tipologias de pesquisa; Projecto de pesquisa; Recolha de dados. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Normas de edição. Escrita e linguagem. Normativa editorial. Aspectos gráficos do trabalho científico. Elementos Gerais de Estilo. Aspectos práticos da apresentação oral e defesa da dissertação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitem ao aluno desenvolver o seu projecto de tese, nomeadamente definir objectivos, estruturar e planear o trabalho de acordo com a metodologia seleccionada. Para tal, importa conhecer os diferentes métodos e estratégias de estudo e aprendizagem, as diferentes tipologias de trabalhos científicos e formas de estruturação do trabalho. Outros aspectos de relevo prendem-se com a revisão da literatura e a sua base de referências bibliográficas, a recolha de dados, a escrita e linguagem, bem como os aspectos práticos relacionados com a apresentação oral e defesa da dissertação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular é leccionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre as diferentes metodologias e abordagens ao trabalho de investigação recorrendo a recursos e ferramentas de trabalho e exercícios práticos para a sua aplicação imediata. O processo de avaliação compreenderá uma avaliação periódica baseada nos seguintes elementos: A. Elaboração e apresentação oral do Projecto de Dissertação. B. Selecção de bibliografia e realização de resumos da bibliografia. C. Participação em sala de aula teórica-prática. A participação em sala de aula do aluno compreende não só o seu interesse e participação nas aulas, mas também a sua participação e desempenho em aulas-debate de temas propostos pelo docente, integrantes da matéria da disciplina, e preparados pelos alunos de forma autónoma. A classificação final do aluno será calculada através da equação: Classificação final = 0,6*(A) + 0,3*(B) + 0,1*(C) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular, dado que, a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas, ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspectos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais. | |||
Bibliografia: | |||
Eco, U., 2003, Como se faz uma tese, Ed. 18 , Perspectiva Alves, M., 2003,Como escrever tese e monografias, Editora Campus, Rio de Janeiro. Pereira, A.; Poupa, C., 2018, Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word, Edições Sílabo, Lisboa. Universidade Fernando Pessoa, Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos, UFP [Em linha]. Disponível em | |||
Docente (* Responsável): | |||
Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt) |