Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira -Espanhol- | 145LEE1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há-de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nas quatro habilidades linguísticas: compreensão oral, compreensão escr | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Nível limiar da língua espanhola A. Gramática:1. Frase simple. Categorias ( verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia. B. Léxico: 1.campos semânticos :Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos libres; Cultura civilização e lazer. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola: leitura de pequenas histórias ou notícias, identificar palavras chave, ideias fundamentais, tema; resumir a história/notícia (oralmente e por escrito | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
continua | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanholam. Os alunos estarão em contacto com diferentes mídia (orais e escritos), onde demonstrarão a sua capacidade de compreensão e escrita. | |||
Bibliografia: | |||
- Santiago Guervós, Javier y Fernández González, Jesús (2017): Red ELE revista electrónica de didáctica del español lengua extranjera, número XX, De Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid. - Silvia López Ripoll, Mireia Español Giralt y Mónica Moreno Tarrés (2015): Conversar en español B1-B2 (ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS) Editor: Universidad De Barcelona. - HERMOSO G. A. (2015): Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa. - W.A. (2015): Nuevo Prisma B1 - Libro del alumno (Español Lengua Extranjera), Editor: Edinumen. [3] HERMOSO G. A.: Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa, 1995. [4] HERMOSO G. A.: Español lengua extranjera. Nivel 1, Madrid, Edelsa, 1996. [5] JIMENEZ ROSA: Vocabulario, Sociedad Española de Librería, Madrid, 1991. [6] CASTRO F.: Ven 1 – Español lengua extranjera, Madrid, Edelsa, 1994. |