Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenho II | 145DES2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No seguimento de Desenho I (1º Semestre), pretende-se que o aluno encare e utilize o Desenho não só como via de compreensão e representação de formas e de espaços, mas também como instrumento indispensável no acto de fazer e pensar arquitectura. No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Representar através de um conjunto de instrumentos de expressão plástica a realidade envolvente; - Produzir desenhos como síntese dos processos de apreensão do espaço; - Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido; - Desenvolver as competências de expressão plástica através do desenho enquanto instrumento de comunicação e registo do real (apreensão espacial) bem como do registo de ideias (conceitos e espaços); - Associar os conteúdos programáticos com outros, nomeadamente nas Unidades Curriculares de Projecto de Arquitectura. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A representação do espaço 1.1. Desenho do lugar 1.2. Desenhos com visão múltipla 1.3. Sistemas gráficos de representação 2. Desenho Arquitectónico 2.1. Desenho da concepção da forma e apreensão do contexto construído 2.2. Dimensões, formas e movimentos 2.3. Adaptação do desenho ao processo criativo 3. Noções de sistemas e conceitos de uso da cor 3.1. A utilização da cor na história 3.2. A utilização da cor no objecto arquitectónico 3.3. Estrutura da Cor 3.4. Espectro das cores visíveis 3.5. Círculo cromático ou círculo das cores | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina de desenho visa: - Capacitar o aluno para o acto criativo e desenvolvimento dos actos projectuais através do desenho; - Desenvolver modos de ver, de observar e de comunicar usando o desenho como instrumento experimental na representação de um lugar, sublinhando a vertente expressiva e compositiva das imagens; - Promover a representação do espaço, considerando processos conceptuais, subjectivos e artísticos de desenho através de metodologias que procurem a descoberta, através da pesquisa e experimentação; - Dotar, a partir da linguagem universal do desenho, a expressividade e domínio técnico na construção abstracta ou real de imagens, permitindo potenciar princípios conceptuais sobre o projecto de arquitectura e potenciador de intencionalidades criativas; - Usar a componente prática como complemento de outras disciplinas, nomeadamente de Projecto; - Desenvolver sensibilidade estética, capacidade expressiva, bem como dimensões poéticas e simbólicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A disciplina de Desenho II visa o aperfeiçoamento do desenho livre e a representação do real como instrumento de apreensão espacial, bem como a criação das bases para a sua utilização como um meio de concretização de ideias, conceito e espaços. Ao longo do semestre serão explanados conteúdos teóricos no decorrer de todas as aulas, dos quais resultarão no desenvolvimento de exercícios, única e exclusivamente práticos. Será feita uma análise dos resultados obtidos com crítica conjunta entre docente e alunos. Serão ainda desenvolvidos trabalhos fora do espaço/tempo de aula, nomeadamente desenhos de observação, bem como outros exercícios sem espaço pré-definido. Farão parte do ensino eventuais visitas de estudo a exposições e locais de interesse para a disciplina. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo da avaliação contínua e envolve a componente prática resultante de trabalhos realizados dentro e fora do espaço/tempo de aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de vários exercícios práticos, que terão como base fundamentada para o seu desenvolvimento, os conteúdos teóricos expostos no decorrer das aulas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em elevada consideração a sua aplicabilidade no exercício prático de fazer e pensar arquitectura, sendo que o conhecimento adquirido nesta unidade curricular será fundamental na sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, salientando-se as disciplinas de Projecto. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente, permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Arnheim, R (1980), “Arte e Percepção Visual”, S. Paulo , Ed. Pioneira [2] Arnheim, R (1984), "Visual Thinking", Univ. Californica Press [3] Betti, C. E Sale T.( 1986),“Drawing – a contemporary approach”, ed. Fort worth [4] Edwards, B. (1984), “ Aprender a dibujar” Madrid, ed. Hermann Blume [5] Godfrey, T. (1990), “ Drawing today”, USA, Phaidon Inc Ltd [6] Massironi, Manfredo (1996), “ Ver pelo desenho”, Lisboa, Edições 70 [7] Leymarie, J. et al. (1979), “ Le dessin”, Skyra [8] Rawson, Ph. (1990), “Diseño”, ed. Nerea [9] Ruskin, J. (1999), “ Técnicas de dibujo”, ed. Laertes [10] Speed, H. (1944), “ La pratica y la ciencia del dibujo”, Ed. Albatros [11] Ching, Francis D. K. (1999), "Dibujo y proyeto", México, Gustavo Gili |