Unidade Curricular:Código:
Desenho II145DES2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
No seguimento de Desenho I (1º Semestre), pretende-se que o aluno encare e utilize o Desenho não só como via de compreensão e representação de formas e de espaços, mas também como instrumento indispensável no acto de fazer e pensar arquitectura.
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Representar através de um conjunto de instrumentos de expressão plástica a realidade envolvente;
- Produzir desenhos como síntese dos processos de apreensão do espaço;
- Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido;
- Desenvolver as competências de expressão plástica através do desenho enquanto instrumento de comunicação e registo do real (apreensão espacial) bem como do registo de ideias (conceitos e espaços);
- Associar os conteúdos programáticos com outros, nomeadamente nas Unidades Curriculares de Projecto de Arquitectura.
Conteúdos Programáticos:
1. A representação do espaço
1.1. Desenho do lugar
1.2. Desenhos com visão múltipla
1.3. Sistemas gráficos de representação
2. Desenho Arquitectónico
2.1. Desenho da concepção da forma e apreensão do contexto construído
2.2. Dimensões, formas e movimentos
2.3. Adaptação do desenho ao processo criativo
3. Noções de sistemas e conceitos de uso da cor
3.1. A utilização da cor na história
3.2. A utilização da cor no objecto arquitectónico
3.3. Estrutura da Cor
3.4. Espectro das cores visíveis
3.5. Círculo cromático ou círculo das cores
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina de desenho visa:
- Capacitar o aluno para o acto criativo e desenvolvimento dos actos projectuais através do desenho;
- Desenvolver modos de ver, de observar e de comunicar usando o desenho como instrumento experimental na representação de um lugar, sublinhando a vertente expressiva e compositiva das imagens;
- Promover a representação do espaço, considerando processos conceptuais, subjectivos e artísticos de desenho através de metodologias que procurem a descoberta, através da pesquisa e experimentação;
- Dotar, a partir da linguagem universal do desenho, a expressividade e domínio técnico na construção abstracta ou real de imagens, permitindo potenciar princípios conceptuais sobre o projecto de arquitectura e potenciador de intencionalidades criativas;
- Usar a componente prática como complemento de outras disciplinas, nomeadamente de Projecto;
- Desenvolver sensibilidade estética, capacidade expressiva, bem como dimensões poéticas e simbólicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina de Desenho II visa o aperfeiçoamento do desenho livre e a representação do real como instrumento de apreensão espacial, bem como a criação das bases para a sua utilização como um meio de concretização de ideias, conceito e espaços.
Ao longo do semestre serão explanados conteúdos teóricos no decorrer de todas as aulas, dos quais resultarão no desenvolvimento de exercícios, única e exclusivamente práticos.
Será feita uma análise dos resultados obtidos com crítica conjunta entre docente e alunos.
Serão ainda desenvolvidos trabalhos fora do espaço/tempo de aula, nomeadamente desenhos de observação, bem como outros exercícios sem espaço pré-definido.
Farão parte do ensino eventuais visitas de estudo a exposições e locais de interesse para a disciplina.
O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo da avaliação contínua e envolve a componente prática resultante de trabalhos realizados dentro e fora do espaço/tempo de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de vários exercícios práticos, que terão como base fundamentada para o seu desenvolvimento, os conteúdos teóricos expostos no decorrer das aulas. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em elevada consideração a sua aplicabilidade no exercício prático de fazer e pensar arquitectura, sendo que o conhecimento adquirido nesta unidade curricular será fundamental na sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, salientando-se as disciplinas de Projecto. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente, permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular.
Bibliografia:
[1] Arnheim, R (1980), “Arte e Percepção Visual”, S. Paulo , Ed. Pioneira
[2] Arnheim, R (1984), "Visual Thinking", Univ. Californica Press
[3] Betti, C. E Sale T.( 1986),“Drawing – a contemporary approach”, ed. Fort worth
[4] Edwards, B. (1984), “ Aprender a dibujar” Madrid, ed. Hermann Blume
[5] Godfrey, T. (1990), “ Drawing today”, USA, Phaidon Inc Ltd
[6] Massironi, Manfredo (1996), “ Ver pelo desenho”, Lisboa, Edições 70
[7] Leymarie, J. et al. (1979), “ Le dessin”, Skyra
[8] Rawson, Ph. (1990), “Diseño”, ed. Nerea
[9] Ruskin, J. (1999), “ Técnicas de dibujo”, ed. Laertes
[10] Speed, H. (1944), “ La pratica y la ciencia del dibujo”, Ed. Albatros
[11] Ching, Francis D. K. (1999), "Dibujo y proyeto", México, Gustavo Gili