Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenho I | 145DES1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Impulsionar o desenho livre e a representação do real como instrumento de apreensão espacial - Criar as bases para a sua utilização como um meio de concretização de ideias, conceito e espaços. - Desenvolver a capacidade de observação e trabalhar a percepção no sentido de criar uma consciência crítica e corrigir erros de percepção. - Desenvolver a sensibilidade estética, reforçando a expressão e a componente simbólica e poética próprias. - Explorar técnicas de representação e expressão gráfica, utilizando correctamente cada material - Enquadrar a componente prática como elemento complementar da disciplina de projecto | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Representar através de um conjunto de instrumentos de expressão plástica a realidade envolvente. - Produzir desenhos como síntese dos processos de apreensão do espaço. - Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido e estabelecer sessões de debate/crítica colectiva. - Incentivar os discentes para que os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno sejam sintetizados através de exposição das suas experiências/desenhos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina de "Design I" está estruturada de forma a conceder ao aluno as noções e técnicas elementares de representação de forma a permitir que o desenho possa ser usado como uma "ferramenta" prática da disciplina de projecto. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Contínuo | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O desenho associado à prática projectual contribuirá sempre para uma melhoria das capacidades de representação e expressão, bem como da própria qualidade do projecto. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Arnheim, R (1980), “ Arte e Percepção Visual”, S. Paulo , Ed. Pioneira. [2] Betti, C. E Sale T.( 1986),“Drawing – a contemporary approach”, ed. Fort worth. [3] Edwards, B. (1984), “ Aprender a dibujar” Madrid, ed. Hermann Blume. [4] Godfrey, T. (1990), “ Drawing today”, USA, Phaidon Inc Ltd. [5] Leymarie, J. et al. (1979), “ Le dessin”, Skyra, [6] Massironi, Manfredo (1993), “ Ver pelo desenho”, Lisboa, Edições 70. |