Unidade Curricular:Código:
Desenho I145DES1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
- Impulsionar o desenho livre e a representação do real como instrumento de apreensão espacial
- Criar as bases para a sua utilização como um meio de concretização de ideias, conceito e espaços.
- Desenvolver a capacidade de observação e trabalhar a percepção no sentido de criar uma consciência crítica e corrigir erros de percepção.
- Desenvolver a sensibilidade estética, reforçando a expressão e a componente simbólica e poética próprias.
- Explorar técnicas de representação e expressão gráfica, utilizando correctamente cada material
- Enquadrar a componente prática como elemento complementar da disciplina de projecto
Conteúdos Programáticos:
- Representar através de um conjunto de instrumentos de expressão plástica a realidade envolvente.
- Produzir desenhos como síntese dos processos de apreensão do espaço.
- Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido e estabelecer sessões de debate/crítica colectiva.
- Incentivar os discentes para que os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno sejam sintetizados através de exposição das suas
experiências/desenhos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina de "Design I" está estruturada de forma a conceder ao aluno as noções e técnicas elementares de representação de forma a permitir que o desenho possa ser usado como uma "ferramenta" prática da disciplina de projecto.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínuo
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O desenho associado à prática projectual contribuirá sempre para uma melhoria das capacidades de representação e expressão, bem como da própria qualidade do projecto.
Bibliografia:
[1] Arnheim, R (1980), “ Arte e Percepção Visual”, S. Paulo , Ed. Pioneira.
[2] Betti, C. E Sale T.( 1986),“Drawing – a contemporary approach”, ed. Fort worth.
[3] Edwards, B. (1984), “ Aprender a dibujar” Madrid, ed. Hermann Blume.
[4] Godfrey, T. (1990), “ Drawing today”, USA, Phaidon Inc Ltd.
[5] Leymarie, J. et al. (1979), “ Le dessin”, Skyra,
[6] Massironi, Manfredo (1993), “ Ver pelo desenho”, Lisboa, Edições 70.