Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenho Assistido por Computador | 145DAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Com esta unidade curricular, pretende-se integrar os conhecimentos teóricos do desenho técnico com a ferramenta informática para suporte ao trabalho de projecto, conferindo competências aos jovens arquitectos que contribuam para a sua integração na atividade profissional. Os estudos a realizar basear-se-ão na exploração de um programa de desenho assistido por computador (CAD), com o objectivo de dominar a ferramenta, permitindo ao aluno desenhar de forma rigorosa as peças que compõem o projecto de arquitectura. Simultaneamente serão abordadas noções de gestão de informação e de organização dessas mesmas peças. Será abordada a normalização do desenho técnico, permitindo a expressão gráfica adequada através do meio informático aliado à linguagem gráfica de projecto de arquitectura. No final do semestre, o aluno deverá dominar a ferramenta e ser capaz de representar corretamente, de acordo com as normas estabelecidas, desenhos técnicos de projecto de arquitectura. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A - DESENHO TÉCNICO (Opcional para alunos de Arquitectura) 1.O Desenho Técnico 2.Normalização 3.Construções Geométricas 4.Classificação das projecções geométricas planas 5.Introdução aos sistemas de projecção 6.Leitura de projectos de arquitectura e engenharia 7.Desenho de projectos de arquitectura e engenharia 8.Cotagem de desenhos em arquitectura e engenharia B - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR – “AUTOCAD” 1.Introdução ao Desenho Assistido por Computador 2.Arquitectura do Programa 3.Definição de parâmetros 4.Entrada de dados geométricos 5.Facilidades de desenho 6.Comandos de Visualização 7.Comandos de Edição 8.Preenchimento de áreas (Tramas) 9.Dimensionamento e cotagem de desenhos 10.Agrupamento de entidades em Blocos de desenho 10. Impressão de desenhos em Autocad. Configuração dos parâmetros de impressão.pressão. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Possuir capacidades de análise de desenhos técnicos; - Possuir conhecimento das normativas do desenho técnico; - Apresentar capacidade de produção de desenhos técnicos rigorosos; - Possuir capacidade de produção de peças de apresentação de desenhos técnicos; - Desenvolver uma postura criativa e de composição de apresentação dos trabalhos com a qualidade e domínio do desenho digital. - Demonstrar capacidade de organização no uso da ferramenta (autocad) e na preparação dos desenhos de projeto | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As “aulas práticas”, deverão ser baseadas no encaminhamento do aluno, para que este atinja os objectivos desta unidade curricular. O aluno deverá ir expondo o seguimento dos seus trabalhos para que surjam momentos de crítica, diálogo e reflexão colectiva. As aulas teóricas deverão apoiar e fundamentar as aulas práticas através da exposição breve dos assuntos a serem desenvolvidos durante as aulas para que a participação do aluno, nas mesmas, seja garantida. Os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizadas na exposição gráfica, escrita e oral, bem como na apresentação/debate relativa a quatro momentos de avaliação em datas a agendar. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente prática desta unidade curricular é centrada fundamentalmente no processo de elaboração de vários exercícios práticos, que terão como base fundamentada para o seu desenvolvimento, os conteúdos teóricos expostos no decorrer das aulas. Serão também elaboradas provas práticas de desenho, com a finalidade de expor os conhecimentos adquiridos dos vários conteúdos programáticos. O processo de definição dos conteúdos teóricos desta unidade curricular, bem como as metodologias de ensino adoptadas, tiveram em elevada consideração a sua aplicabilidade no exercício prático de fazer e pensar arquitectura, sendo que o conhecimento adquirido nesta disciplina será fundamental na sua relação/coerência com os restantes conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, salientando-se as disciplinas de Projecto. Assim, esta metodologia de ensino adoptada, num contexto de turmas compactas e de grande proximidade docente/discente, permite aos alunos uma aquisição continuada de conhecimentos e competências enquadráveis no âmbito dos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
[1] GARCIA, José (2015) “AutoCAD 2015 e AutoCAD LT 2015: curso completo”, Lisboa, Editora de Informática [2] SANTOS, José (2015) “AutoCAD 2016 & 2015: guia de consulta rápida”, Lisboa, Editora de Informática [3] SILVA, Arlindo [et al.] (2004) “Desenho Técnico Moderno”, Lisboa, Lidel, Edições Técnicas [4] CUNHA, Luís Veiga da (1994) “Desenho Técnico”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian [5] MORAIS, José M. Simões (1999), “Desenho Técnico Básico 3”, Porto, Porto Editora, 22ª edição [6] MAGUIRE, D.E., (1981) “Desenho Técnico”, São Paulo, Hemus [7] FERREIRA, Patricia, (2001) “Desenho de Arquitectura”, Rio de Janeiro, Livro Técnico [8] BIELEFELD, Bert, (2007) “Basics Technical Drawing”, Suiça, Birkhäuser [9] NEUFERT, Ernst, (1998) “Arte de Projectar em Arquitectura”, São Paulo, Gustavo Gili [10] RODRIGUES, Maria João Madeira (1996) “Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura”, Lisboa, Quimera |