Unidade Curricular: | Código: | ||
Computação Gráfica | 145CGRA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
É objectivo da disciplina dotar o aluno das ferramentas teóricas e práticas que permitam, em ambiente digital, percorrer todo o processo metodológico desde a obtenção da forma, até às peças bidimensionais de apresentação final do projecto de arquitectura. Desde o desenho e construção de modelos tridimensionais, passando pela criação de imagens virtuais, a sua pós-produção, enquadramento em ambientes e realidades imaginárias, até à comunicação final do projecto, o aluno será capaz de articular entre as várias ferramentas disponibilizadas, recorrendo às mais adequadas à fase do processo e aos objectivos em causa. Potenciar a utilização das aplicações digitais como ferramentas de acompanhamento do acto de projectar arquitectura desde a ideia até à comunicação final. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Modelação tri-dimensional em ambiente BIM; Construção de elementos arquitectónicos Parametrização e edição de elementos do modelo virtual Operações com elementos sólidos Organização de elementos Exportações e saídas 2 – Criação de imagens virtuais Vistas Texturas Iluminação Objectos 3 – Pós-produção de imagem Ferramentas de selecção, corte e movimentação Ferramentas de pintura, desenho e retoque Modos de mistura entre imagens e camadas Efeitos de imagem 4 – Comunicação de projecto Grelha de composição Tipografia aplicada Princípios de comunicação gráfica de projecto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados em 5. articulam-se de forma intima com as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados em 4., dado que os tópicos incluídos no programa correspondem à ferramentas necessárias que dotam o aluno das capacidades teóricas e práticas para atingir os objectivos. A modelação tridimensional em ambiente digital (1), a criação de imagens virtuais de comunicação de projecto (2), a pós produção e contextualização das imagens virtuais (3) e a comunicação final do projecto de arquitectura (4). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas práticas decorrem em regime tutorial de exposição de metodologias, técnicas e ferramentas dos programas informáticos adequados a cada módulo, a partir de situações concretas baseadas em peças arquitectónicas reais e paradigmáticas. O objectivo é um processo transversal de aprendizagem, que permita ao aluno identificar-se com o modelo desde a fase de construção até à apresentação final, sendo o objecto uma escolha sua sob orientação do professor. A componente teórica da disciplina é disponibilizada ao longo do processo, para permitir a sua máxima compreensão sempre em articulação com a componente prática. O ritmo e qualidade com que os alunos atingirão os objectivos cumulativos propostos serão verificados através de um processo de avaliação contínua, pela presença e intervenção nos tempos lectivos, desempenho, e verificada na prossecução de dois trabalhos práticos e uma prova escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas nesta disciplina baseiam-se na exploração de vários programas com propósitos e objectivos diferenciados, a partir de uma abordagem prática, o que vai resultar numa familiaridade e capacidade de dominar e sentir os software como uma ferramenta de expressão, construção e comunicação de ideias e objectos arquitectónicos. A sistematização do saber através de um percurso lógico e metodologicamente articulado com os vários passos do acto de projectar e comunicar projecto, permitem que os objectivos sejam sistematizados através dos processos práticos exigidos pelos exercícios sempre em articulação intima com a componente teórica. Um leque multifacetado de interfaces permitirão a expressão gráfica através do meio digital aliado à linguagem gráfica de projecto de arquitectura. Neste contexto os exercícios elaborados permitem o domínio dos programas, a par do trabalho de investigação no sentido de se apreenderem e gerarem formas pessoais de comunicação e apresentação dos trabalhos desenvolvidos, criando identidade própria. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Lupton, Ellen (2004) Thinking with type : a critical guide for deseigners, writers, editors & students: New York : Princeton Architectural Press, ISBN 1-56898-448-0 [2] Manual de referencia Archicad 21 de Graphisoft Editora: Infor (disponivel em formato pdf no programa) [3] Gimp (2016). Tutorials (em linha). Disponível em http://www.gimp.org/tutorials/ (consultado em 04/09/2016) [4] Scribus (2016). Tutorials (em linha). Disponível em http://wiki.scribus.net/canvas/Scribus (consultado em 04/09/2012) [5] Brockmann, Josef Müller ( 2007) Grid systems in graphic design : a visual communication manual for graphic designers, typographers and three dimensional designers : Rastersysteme für die visuelle Gestaltung ; Ein Handbuch für Grafiker, Typografen und Ausstellungsgestalter - 5ª ed. - Suiça : Niggli, ISBN 978-3-7212-0145-1 [6] Bielefeld, Bert; Skiba, Isabella ( 2007) Basics technical drawing. Suiça : Birkhäuser, ISBN 978-3-7643-7644-4 |