Unidade Curricular: | Código: | ||
Arquitectura Paisagística | 145APA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Arquitetura Paisagista é uma disciplina de análise, desenho, criação e intervenção na paisagem, possuindo uma estreita relação com a Arquitetura e Urbanismo, que constituem disciplinas que igualmente atuam sobre a paisagem. Esta Unidade Curricular tem como objetivo a iniciação dos alunos no estudo da paisagem, assimilando os seus conceitos e princípios base, compreendendo a história da sua génese e evolução, e aplicando este conhecimento em exercícios de intervenção na paisagem, com um aprofundamento do conceito de Estrutura Verde e a sua aplicação num caso de estudo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos de Arquitetura Paisagista 1.1. Origem e evolução 1.2. Conceito, Escalas e Carácter da Paisagem 1.3. Ecologia da Paisagem 1.4. Métodos de estudo 1.5. Elementos da Paisagem 1.6. Recursos naturais e elementos biofísicos. Gestão sustentável 1.7. Elementos antrópicos 1.8. Unidades de Paisagem 1.9. Paisagem rural e urbana. Da paisagem global à paisagem local 1.10. O Ordenamento e gestão da Paisagem 2. Estrutura Ecológica e Espaços Verdes 2.1. Qualidade de vida e Sustentabilidade 2.2. Estrutura Ecológica e Estrutura Verde 2.3. Estrutura Verde: forma e função 2.4. Princípios 2.5. Planeamento e desenho de Espaços Verdes 2.6. Vegetação nos Espaços Verdes 2.7. Conforto e percepção 3. História da Arquitetura Paisagista 3.1. As origens 3.2. As civilizações centrais 3.3. O jardim na Grécia Antiga e no Império Romano 3.4. O Jardim medieval, renascentista, barroco e naturalista 3.5. O Jardim e parque público 3.6. O Jardim moderno e contemporâneo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A. Conhecer os fundamentos base da Arquitetura Paisagista, os seus conceitos, metodologias e a articulação com a Arquitetura e Urbanismo; B. Elaborar a análise e diagnóstico da paisagem, através do estudo dos componentes e elaboração de mapas temáticos; C. Trabalhar informação e analisar a paisagem, propondo uma Infraestrutura Verde; D. Ter análise crítica, conhecimentos e emitir julgamentos acerca da utilização dos recursos naturais no processo de desenvolvimento territorial; E. Efetuar propostas de intervenção na paisagem, integrando o pensamento ecológico, e articulando os elementos naturais e antrópicos; F. Comunicar as suas conclusões e os trabalhos desenvolvidos (assim como os raciocínios que lhes deram origem), na forma de desenho, escrita e apresentação oral; G. Identificar e distinguir os principais momentos da história da Arquitetura Paisagista e evolução dos jardins e espaços públicos, reconhecendo os principais autores, estilos e espaços. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua A execução do programa possui uma componente teórica e uma componente teórico-prática. As aulas teóricas iniciam por uma apresentação dos elementos programáticos, seguida de uma preparação dos exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos. As aulas teórico-práticas serão dedicadas à realização de exercícios, que servirão para a consolidação e aplicação dos conhecimentos obtidos na parte teórica, na aprendizagem dos vários conteúdos programáticos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A – Exercícios Teóricos (ET): ET1: Teste teórico B – Exercícios Teórico-práticos (ETP): ETP1: Análise e diagnóstico da paisagem (Trabalho em grupo) Exercício de análise da paisagem caso de estudo, segundo uma metodologia de análise, síntese e proposta. ETP2: Proposta de Estrutura Verde (Trabalho individual) Exercício de proposta de uma Estrutura verde para a paisagem caso de estudo, assente nos conhecimentos obtidos nas aulas. | |||
Bibliografia: | |||
[1] CABRAL, F.C. (2003). Fundamentos da Arquitectura Paisagista. [2] CABRAL, F.C. e TELES, G.R. (2005). A árvore em Portugal. [3] CANCELA d’ABREU, et al. (2004). Contributos para a identificação e caraterização da paisagem em Portugal continental. [4] FADIGAS, L. (2007). Fundamentos ambientais do ordenamento do território e da paisagem. [5] FARIELLO, F. (2004) La arquitectura de los jardines: de la antigüedad al siglo XX. [6] HOUGH, M. (2004). Naturaleza y ciudad – Planificación urbana y processos ecológicos. [7] JELLICOE, G. e JELLICOE, S. (1996). The Landscape of Man. [8] MAGALHÃES, M.R. (2001). A Arquitectura Paisagista. [9] MAGALHÃES, M.R., et al. (2007) Estrutura ecológica da paisagem. [10] PALOMO, P. (2005). La Planificación Verde en las Ciudades. [11] QUINTAS, A. (2014). Génese e evolução dos modelos de Estrutura Verde Urbana na estratégia de desenvolvimento das cidades. [12] QUINTAS, A. (2015). Planning for Urban Green Infrastructure in Metropolitan Landscapes. |