Unidade Curricular:Código:
Topografia e Cartografia145TPFT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Constitui objetivo central da disciplina, dotar o futuro técnico(a) com os conhecimentos essenciais para gerir de forma sustentada o conjunto de conceitos de uma área técnica atual e multidisciplinar de modo a possibilitar o planeamento, o acompanhamento e a aplicação dos levantamentos topográficos.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos fundamentais
1.1. Âmbito da Topografia
1.2. Geodesia e Cartografia
1.3. Sistemas de referenciação
2. Estudo sobre a carta
2.1. Plantas e Cartas topográficas
2.2. Planimetria
2.3. Altimetria
2.4. Traçado de perfis
2.5. Medição de distâncias
2.6. Determinação de áreas
2.7. Determinação de volumes
3. Rede de apoio topográfico
3.1. Coordenadas retangulares
3.2. Triangulação e Interseções
3.3. Poligonais
4. Métodos não clássicos de observação
4.1. Fotogrametria
4.1.1. Conceitos e aplicações
4.2. Posicionamento por satélite – GPS
4.2.1. Princípio do posicionamento por satélite
4.2.2. Erros que afetam a precisão do sistema
1. Nivelamento
1.1. Nivelamento geométrico
1.1.1. Nivelamento simples e composto
1.1.2. Precisão de um nivelamento
1.1.3. Métodos práticos para a eliminação de erros
1.1.4. Exemplos de aplicação
1.2. Nivelamento trigonométrico e erros de observação
1.3. Instrumentos a utilizar – o nível
2. Levantamento topográfico
2.1. Grandezas e equipamentos de observação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o objetivo de preparar os alunos na área da topografia são fornecidos os conceitos teóricos e práticos fundamentais: para análise de uma planta topográfica, para a interpretação de uma rede de apoio topográfico e ainda para a compreensão de sistemas como o GPS e o levantamento fotoaerogramétrico.
Em termos da componente prática é realizado um nivelamento e um levantamento topográfico que permite aos alunos terem contacto com os equipamentos usados em topografia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- TEÓRICA
Duas provas escritas de avaliação (T1, T2), em data a definir, sem consulta bibliográfica, incidindo sobre a totalidade do programa lecionado;
T = T1 (0,50) + T2 (0,50)
- PRÁTICA
- Um trabalho prático (TrP), realizado em grupos de 2 ou 3 elementos, entregue no final do semestre, em data a definir;
- Uma prova escrita de avaliação (TeP)
TP = TrP (0,70) + TeP (0,30)
A avaliação final desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 para a componente teórica e uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 para a componente prática.
Na componente prática da disciplina não há possibilidade de realizar recurso ou outras avaliações.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Pretende-se fornecer aos alunos informações gerais de caris teórico-prático onde se efetuam exercícios académicos mas sempre realizados com base em cenários reais. A componente prática fornece a possibilidade de os alunos terem contacto com os equipamentos topográficos o que permite aos futuros profissionais terem uma perspetiva mais prática da topografia.
Bibliografia:
[1] Casaca, João M.; Matos, João L.; Baio, J. Miguel. (2005). Topografia Geral. Lidel Edições Técnicas Lda. 5a Edição.
[2] Gonçalves, José Alberto; Madeira, Sérgio; Sousa, J. João. (2008). Topografia Conceitos e Aplicações. Lidel Edições Técnicas Lda.
[3] Sousa Cruz, J.J. e Redweik, P. M. – Manual do Engenheiro Topógrafo - Vol. I e II, Editor Pedro Ferreira, Rio de Mouro.
[4] Apontamentos da disciplina de Topografia - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Docente (* Responsável):
Ana Alves Ribeiro (anaalvesribeiro@ufp.edu.pt)