Unidade Curricular: | Código: | ||
Ferramentas Digitais | 145FDIG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Ferramentas Digitais, no âmbito do quarto ano, tem por objetivos que o aluno adquira competências – seja capaz de: - Em ambiente digital, construir formas geométricas complexas a partir de vários métodos. - Em ambiente digital, comunicar globalmente o projecto de arquitectura; - Saber articular as várias ferramentas e técnicas disponibilizadas, recorrendo às mais adequadas à fase do processo e aos objectivos em causa para o desenvolvimento e comunicação de um projecto de arquitectura; - Desenhar e construir modelos tridimensionais avançados que permitam a realização de imagens virtuais e a sua pós-produção, - Enquadrar os conceitos e propostas em ambientes e realidades imaginárias,visando a comunicação final de um projecto de arquitectura; - Potenciar a utilização das aplicações digitais como ferramentas de acompanhamento do acto de projectar arquitectura desde a ideia até ao final do processo de execução de obra. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O conteúdo programático de Ferramentas Digitais, transversal ao conjunto dos exercícios (fichas de trabalho) ao longo do semestre, visa dotar o aluno das ferramentas que permitam recorrer ao meio digital como apoio a todo o processo de pensar e comunicar projeto. 1 – Modelação avançada em ambiente BIM; Formas sólidas livres – morph tool Membranas Fachadas livres 2 – Modelação paramétrica Algoritmo – definição e introdução Operações básicas com elementos simples Operações com membranas e sólidos Lógicas paramétricas Articulação com o BIM 3 – Informação em ambiente BIM Listas Mapas Importação e exportação 4 – Comunicação de projecto Renderização avançada Pós produção de imagem Composição e comunicação gráfica – painel e portfólio | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A execução do programa passa pela realização de exercícios teóricos e exercícios práticos – fichas de trabalho – desenhados para promover a complementaridade e simultaneidade dos diversos conteúdos programáticos. A comunicação e formalização dos exercícios será feita de forma presencial, em sala de aula, e de forma não presencial, fora das horas de contacto. O veículo de registo de propostas e submissão de trabalho será a plataforma de e-learning, que poderá também servir como veículo de comunicação. O correio electrónico e as horas de atendimento do docente funcionam também como elemento de acompanhamento do desenvolvimento dos exercícios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação é contínua, onde os conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno serão sintetizadas na exposição gráfica, escrita e oral, bem como na apresentação/debate relativa a dois momentos de avaliação em datas a agendar. O método de avaliação da unidade curricular baseia-se no modelo de avaliação contínua e compreende três componentes: A componente prática é constituída por dois exercícios com ponderações diferenciadas na nota final da disciplina. 75%. exercícios: PUR – pavilhão urbano e Comunicação de Projecto – painel + portfólio. A componente teórica é avaliada a partir de um teste escrito. 20%. A postura do aluno perante a turma, bem como a qualidade da sua participação em sala de aula serão aspetos avaliados individualmente para qualificar o Desempenho global do aluno. 5%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os conhecimentos teóricos serão fornecidos através de aulas expositivas e de aulas expositivas acompanhadas, realizadas nos laboratórios informáticos da UFP, onde os alunos seguem no seu computador os procedimentos do docente. As aulas práticas permitem testar e aplicar de forma autónoma os exercícios lançados na componente teórico-prática e decorrem em regime tutorial de exposição de metodologias, técnicas e ferramentas dos programas informáticos adequados a cada módulo, a partir de situações concretas baseadas em peças arquitectónicas reais e paradigmáticas. 1 – Modelação avançada em ambiente BIM 1,5 ECTS 2 – Modelação paramétrica 1,5 ECTS 3 – Pós-produção de imagem 0,5 ECTS 4 – Comunicação de projecto 0,5 ECTS | |||
Bibliografia: | |||
[1] Schutte, L (2014) Typographic grid structures (em linha). Disp http://issuu.com/lauraschutte/docs/typography_2_-_typographic_book_par (cons 14/02/2018) [2] Manual de referencia Archicad 21 de Graphisoft Editora: Infor (disponivel em formato pdf no programa) [3] Gimp (2018). Tutorials (em linha). Disp http://www.gimp.org/tutorials/ (cons 14/02/2018) [4] Scribus (2014). Tutorials (em linha). Disp http://wiki.scribus.net/canvas/Scribus (cons 14/02/2018) [5] Ambrose, G, Harris, P (2005) Basics Design 02: Layout, Suic¸a : AVA Publishing SA, Disp https://issuu.com/chanuy/docs/basics_design_layout__second_editio (cons 14/02/2018) [6] Grasshopper primer (2018). Tutorials (em linha). Disp http://grasshopperprimer.com/en/index.html?index.html (cons 14/02/2018) [8] Rhino 5 Level 1 Training Guide and Models(2014). Tutorials (em linha). Disp https://www.rhino3d.com/tutorials (cons 14/02/2018) |