Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional145EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoArquitectura e Urbanismo2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Saber aplicar o conhecer e o raciocínio, bem como competências para resolver problemas em contextos novos ou não familiares num enquadramento mais amplo (ou multidisciplinar) no que diz respeito à ética na arquitetura;
(ii) Ter a capacidade de integrar conhecimentos e de lidar com a complexidade, formulando juízos a partir de informação incompleta ou limitada, mas incluindo uma reflexão sobre as responsabilidades sociais e éticas relacionadas com a aplicação de conhecimentos e de juízos;
(iii) Ser capaz de aprender competências que permitam prosseguir os estudos de uma forma autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: Definições gerais de “ética” e “deontologia”; Círculos do raciocínio ético; Níveis e estádios de desenvolvimento do raciocínio ético segundo Kohlberg; Deontologia na Arquitetura; Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável; Processo de tomada de decisão ética; Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitetos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética bem como saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na área da arquitetura.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização uma prova escrita e ainda na elaboração de dois trabalhos de investigação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Exposição teórica sobre os círculos de raciocínio ético, de forma a proporcionar a compreensão das dimensões subjetiva, intersubjetiva e social da ética, à luz do pensamento de Paul Ricoeur, com particular ênfase para a noção de justiça de John Rawls. Exposição teórica sobre os níveis e estádios de desenvolvimento do raciocínio moral (segundo Piaget e Kohlberg) enfatizando-se a passagem de um raciocínio heterónomo para um raciocínio autonómo como indicativo da evolução para um raciocínio adulto. Os alunos fazem leituras individuais, discutidas em sala de aula, sobre as temáticas exploradas neste capítulo. Exposição teórica do conceito de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável enfatizando-se a sua relevância para a arquitetura. Exposição da estrutura e etapas do processo de tomada de decisão ética. Apresentação da estrutura, princípios gerais, princípios específicos e diversas secções do Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitetos.
Bibliografia:
Brandão, P. (2006). O arquitecto e outras imperfeições: ética, identidade e prospectiva da profissão. Lisboa: Livros Horizonte
Comunidades Europeias (2001). Livro Verde – Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. COM 366. Bruxelas
Oliveira, L. A. (2013). Ética em Investigação Científica. Lisboa: Lidel
Papanek, V. (1997). Arquitectura e Design: ecologia e Ética. Lisboa: Ed.70
Proença, J. J. G. (2009). Manual de direito da arquitectura: ética, deontologia e legislação. Lisboa: Universidade Lusíada.
Regulamento de Deontologia da Ordem dos Arquitectos: http://www.oasrn.org/upload/admissao/documentos/pdf/Textos%20RD.pdf
Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 91 (Dez. 2010): Debate social e construção do território: http://rccs.revues.org/214
Wasserman, B.; Sullivan, P. & Palermo, G. (2000). Ethics and the Practice of Architecture. New York: John Wiley
Docente (* Responsável):
Frederico Ferreira (ffer@ufp.edu.pt)