Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenho | 145DESE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Arquitectura e Urbanismo | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Capacidade de utilizar o desenho na representação/apreensão do real; domínio de diferentes técnicas de representação enquanto parte integrante do processo de concepção, apresentação e comunicação do projecto de arquitectura | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A disciplina de Desenho (opcional) assume-se como um complemento e continuação das disciplinas de Desenho I e II, resumindo de forma sintáctica os objectivos e conteúdos leccionados anteriormente, de maneira a conceder ao aluno a possibilidade de aprofundar e desenvolver em termos objectivos a aptidão do desenho enquanto “ferramenta” prática de projecto. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Entende-se que o conteúdo programático possa servir para uma maior facilidade do aluno em alcançar e representar as suas ideias, nomeadamente através da aprendizagem e melhoria das técnicas e capacidades de representação através do desenho. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Contínua | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O desenho associado à prática projectual contribuirá sempre para uma melhoria das capacidades de representação e expressão, bem como da própria qualidade do projecto. | |||
Bibliografia: | |||
CAMPO BAEZA, Pensar com as mãos ARNHEIM, Rudolph, Arte e Percepção visual MASSIRONI, Manfredo, Ver Pelo Desenho, Edições 70, 1993 RUSKIN, J., Técnicas de Dibujo, Laertes, 1999 GODFREY, T., Drawing Today |