Unidade Curricular:Código:
Diagnóstico em Virologia908DVIR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Diagnóstico em virologia tem como principal finalidade proporcionar aos estudantes do mestrado em Microbiologia Clínica a aquisição de competências científicas e técnicas que permitam a o conhecimento e compreensão dos fundamentos por detrás das diversas técnicas de diagnóstico utilizadas em virologia.
Conteúdos Programáticos:
O programa da disciplina de Diagnóstico em Virologia irá abordar as diversas técnicas de diagnostico aplicadas à virologia relacionando-as com os diferentes componentes estruturais dos vírus.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A avaliação realizada em contexto laboratorial, através de provas práticas, permite confirmar a competência técnica na execução dos procedimentos laboratoriais bem como identificar o nível de precessão dos riscos associados aos diferentes procedimentos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Oral presentation of course content.
Active / participatory methodology, supported by audiovisual media.
Simulation under laboratory conditions so as to favor the realization of different techniques and procedures.
The academic component will consist of classes of laboratory practice.
The evaluation of the course includes the following phases:
A written test (PE) that focus on the taught syllabus (80% of the assessment).
Classroom behavior assessment (AC) in the application of knowledge (20% of the evaluation).
Final Classification: FC = (PE x 0.8) + (0.2 x AC)
Distribution of ECTS's: (PE - 4) + (AC - 2)
The student must obtain a minimum grade of 10 values ??to each component for approval.
It is a condition for regulatory approval of student attendance 80% of the practical classes.
The failure to appear in the evaluation evidence involves the zero rating for the final grade calculation purposes described above and non-allocation of ECTS.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação realizada em contexto laboratorial, através de provas práticas, permite confirmar a competência técnica na execução dos procedimentos laboratoriais bem como identificar o nível de precessão dos riscos associados aos diferentes procedimentos.
Bibliografia:
Microbiologia Médica, 1st Ed., H. Barroso, A. Meliço-Silvestre, N. Taveira, Lidel, 2014 vol.1
Microbiologia Médica, 1st Ed., H. Barroso, A. Meliço-Silvestre, N. Taveira, Lidel, 2014 vol.2
Principles of Virology, 3rd Ed., S. J. Flint, L. W. Enquist, V. R. Racaniello, A. M. Skalka, ASM Science, 2009