Unidade Curricular:Código:
Bases Genéticas1140BAGE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoOdontopediatria1 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês13
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina pretende dar a conhecer as bases genéticas envolvidas no desenvolvimento da cabeça assim como as alterações genéticas responsáveis pelo desenvolvimento de várias malformações craniofaciais. Aborda-se ainda síndromes genéticas que levam a alterações na cavidade oral assim como algumas doenças sistémicas que provocam manifestações orais. Por fim, o uso de células estaminais na regeneração de tecidos dentários é também abordado.
Conteúdos Programáticos:
1. Bases genéticas do desenvolvimento da cabeça
2. Bases genéticas das malformações craniofaciais
2.1. Fendas palatina e labial
2.2. Má-oclusões
2.3. Craniosinostose ou Cranioestenose
2.4. Anomalias da orelha
2.5. Anomalias oculares
2.6. Defeitos da mandíbula
2.7. Macrocefalia
2.8. Microcefalia
2.9. Anomalias dentárias
3. Síndromes genéticos que levam a alterações na cavidade oral
3.1. Mutações cromossómicas
A. Alteração no número de cromossomas
B. Alteração na estrutura dos cromossomas
3.2. Mutações genéticas
4. Manifestações orais de doenças sistémicas
5. Regeneração de tecidos com células estaminais
5.1. Tipos de células estaminais
5.2. Engenharia de tecidos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos, pois fornece aos alunos os ensinamentos necessários (conceitos, técnicas, metodologias) para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
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