Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada II | 842CIT2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências que permita aos alunos a execução em clínica de procedimentos integrados em diferentes áreas de ação de Medicina Dentária, bem como proporcionar um suporte científico para a compreensão das técnicas e materiais, simples e avançadas, fundamentais para o diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, sempre com orientação do docente. A disciplina enquadra-se no curriculum na fase de conclusão do curso de Medicina Dentária de forma a simular a prática clínica de um consultório de Medicina Dentária, aproximando o aluno o mais possível da realidade exterior. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Abordagem de temas nas áreas de endodontia, com discussão de casos clínicos; apresentação de uma sequência de casos clínicos de reabilitação oral, desde a reabilitação unitária até aos casos mais complexos: planificação e reabilitação; discussão da abordagem de quistos maxilares; laser e suas aplicações em medicina dentária; segurança informática em saúde; Patologia oncológica de cabeça e pescoço: refletir e saber agir; Violência contra profissionais de saúde; Demências; doenças do movimento; Odontogeriatria: particularidades da intervenção clínica do paciente idoso. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Clínica Integrada II pretende dotar o aluno de conhecimentos e capacidades técnicas necessárias a uma abordagem pluridisciplinar nas diferentes áreas da Medicina Dentária. Esta unidade visa ainda formar o aluno quanto ao desenvolvimento do senso clínico necessário, relativamente ao diagnóstico e à elaboração de um correto plano de tratamento, visando em última análise a reabilitação integrada do paciente. Nesta UC o aluno é orientado a pesquisar referências bibliografias científicas adequada no âmbito de temas propostos pelo corpo docente desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para a elaboração de trabalhos de investigação e apresentações científicas no âmbito da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
T (15h), PL (90h), OT (7,5h) e O (7,5h). A T permite ao aluno adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências para a execução em clínica de procedimentos integrados nas principais áreas da Medicina Dentária. Na PL será realizado o atendimento clínico de pacientes para realização de diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento integral e discussão com os docentes e realização dos tratamentos básicos e avançados necessários. Componente teórica: 20% Componente prática: 80% A aprovação desta unidade curricular atribui 5 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular, através das componentes Teórica e Prática Laboratorial, os alunos adquirem a informação essencial para serem guiados na observação clínica de pacientes, efetuarem o diagnóstico clínico integrado, requerer meios complementares de diagnóstico quando conveniente e aplicar o tratamento adequado aos desvios das situações de normalidade. Serão realizados atos clínicos básicos e avançados, com supervisão do docente. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da progressão das suas aptidões e competências nas diversas componentes. Nas componentes Orientação Tutorial e Outras serão realizadas sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar adequadamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica, exercitar a exposição oral e escrita e aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
1) Cohen's Pathways of the Pulp Expert Consult 11e (Hardcover) by Hargreaves Kenneth M. Berman Louis H. 2) Kharade, P. (2022). Prosthetic rehabilitation of head and neck cancer patients. 1st edition. Elsevier. 3) Fakhry, C.; Pitman, K.; Kiess, A.; Eisele, D. (2020). Oral cancer. Evaluation, therapy, and rehabilitation. 1st edition. Thieme. 4) Antunes, L. (2018). Pôr em prática o RGPD. FCA - Editora de Informática, Lda. 5) Saldanha, N, (2018). Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. FCA - Editora de Informática, Lda. 6) Menezes Cordeiro, A. B. (2020). Direito da Proteção de Dados - À luz do RGPD e da Lei nº 58/2019. Edições Almedina SA. 6) Arvind Babu Rajendra Santosh, Odontogenic Cysts, Dental Clinics of North America, Volume 64, Issue 1, 2020, Pages 105-119. 7) Vento S, Cainelli F and Vallone A (2020) Violence Against Healthcare Workers: A Worldwide Phenomenon With Serious Consequences. Front. Public Health 8:570459. doi: 10.3389/fpubh.2020.570459 |