Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada de Reabilitação Oral | 842CIRO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No seguimento dos temas abordados na disciplina de Prostodontia III, a unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos aos alunos que lhes permitam planificar e realizar tratamentos de prótese fixa de uma forma integrada com outras disciplinas da Medicina Dentária. A Prostodontia constitui uma área fundamental da Medicina Dentária actual e temas como a estética, a oclusão ou as técnicas de laboratório em prótese fixa são aspectos extremamente importantes e muito actuais que o aluno deverá dominar de forma a sentir-se preparado para que, em clínica saiba como planificar um tratamento reabilitador com prótese fixa. A disciplina envolve uma componente clínica, na qual são realizados tratamentos de prostodontia removível parcial e total, assim como tratamentos de prostodontia fixa, de forma a permitir a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos ministrados nas disciplinas de Prostodontia I, II e III. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Cerâmica em Prostodontia Fixa; A cor em Prostodontia Fixa; Restaurações aderidas de cerâmica – facetas; Restaurações aderidas de cerâmica – incrustações; Prótese fixa totalmente cerâmica – pontes; Pônticos em Prostodontia Fixa; Cimentação em Prostodontia Fixa; | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir ao aluno aplicar na componente clínica os conteúdos programáticos ministrados nas unidades curriculares de Prostodontia I, II e III. A componente teórica inicia o aluno no campo da Prostondontia Fixa e a componente pré-clinica/laboratorial permite que este aplique de forma simulada os princípios mecânicos e biológicos na elaboração de uma prótese fixa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O tipo de avaliação a realizar será contínua. A avaliação teórica será efetuada através de um teste de avaliação de conhecimentos. A classificação prática irá obedecer aos critérios estabelecidos e comunicados aos alunos em documento anexo a este programa. O coeficiente de ponderação para cada avaliação será o seguinte: - 1/3 para a avaliação teórica - 1/3 para a avaliação prática - 1/3 para a avaliação clínica A classificação mínima de aprovação a cada componente será de 10 valores para aquisição das respectivas unidades curriculares. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. | |||
Bibliografia: | |||
1- Schillinburg H. et al. Princípios básicos en las preparaciones dentárias. Quintessence books 2000. 2- Schillinburg H. et al. Fundamentos essenciales en Protesis Fija. 3º ed. Quintessence books 2000. 3- Pegoraro L. F. Prótese Fixa. Série APCD. Artes médicas-divisão odontológica. 4- Chiche G. Prótesis fija estética en dientes anteriores. Ed. Masson 1998. 5- Craig R. Materiales de odontologia restauradora. 10ªed. Harcourt Brace 1998. 6- Santana Penín U. Restauración prostodóncica del complejo dentina-raíz. Quintesence books 1999 7- Artigos diversos a fornecer pelo docente responsável durante as aulas teóricas | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carlos Falcão (cfalcao@ufp.edu.pt) Filipe Martins (famartins@ufp.edu.pt) Jorge Augusto Pereira (jorgepereira@ufp.edu.pt) Liliana Gavinha Costa (lilianac@ufp.edu.pt) Paulo Soares Ribeiro (psribeiro@ufp.edu.pt) |