Unidade Curricular:Código:
Periodontia II841PRD2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
No final da unidade curricular o aluno deverá:
•Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciar uma abordagem profissional.
•Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante para o estabelecimento do diagnóstico e do respectivo plano de tratamento periodontal, com componentes não cirúrgicas e cirúrgicas. Deverá ainda possuir conhecimentos que lhe permitam determinar o prognóstico de cada peça dentária.
•Saber aplicar conhecimentos teóricos e demonstrar capacidades de execução de diferentes actos clínicos de tratamento periodontal não cirúrgico, com diferentes graus de dificuldade.
•Ser capaz de fundamentar as soluções que preconize e os juízos que emite, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes.
Conteúdos Programáticos:
. Planeamento do tratamento de doentes com doença periodontal
. Exame de pacientes com doença periodontal
. Métodos tradicionais e novos métodos de diagnóstico em Periodontia
. Plano de tratamento dirigido à causa
. Tratamento Periodontal Cirúrgico
. Cirurgia mucogengival – Cirurgia Plástica Periodontal
. Cirurgia regenerativa em Periodontia
. Tratamento das lesões de furca
. Tratamento Periodontal de Suporte
. Associação entre periodontite e doenças sistémicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento do aluno será certificado através de uma avaliação dos conhecimentos teórico-práticos e clínicos. À componente teórico-prática da disciplina corresponderão dois ECTS e à componente clínica dois ECTS.
Descrição: Exame de Pacientes Periodontais. Métodos tradicionais e novos métodos de diagnóstico em Periodontia. Plano de tratamento dirigido à causa. Princípios gerais de Cirurgia Periodontal. Tratamento das lesões de furca. Cirurgia Mucogengival. Cirurgia regenerativa em Periodontia. Tratamento Periodontal de Suporte. Associação entre periodontite e doenças sistémicas
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conhecimento do aluno será certificado através de uma avaliação dos conhecimentos teórico e clínicos na seguinte percentagem: 50% nota teórico e 50% nota da avaliação do trabalho clínico desenvolvido com pacientes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
À componente clínica da disciplina corresponderão dois ECTS. A obtenção dos dois ECTS depende do cumprimento dos seguintes parâmetros: • Pontualidade e assiduidade (10%) • Apresentação e postura do aluno nas aulas clínicas. Relacionamento com os colegas, com os funcionários e com os doentes (10%) • Posição de trabalho, organização e limpeza do espaço de trabalho (10%) • Conhecimentos teóricos sobre matérias relacionadas com a prática clínica (20%) • Capacidade de estabelecer um diagnóstico periodontal correcto e o respectivo plano de tratamento (25%) • Capacidade de execução dos actos clínicos tendo em conta o grau de dificuldade (25%)
Bibliografia:
Lindhe, J., Lang, N., Karring, T. – Fifth edition (2008). Clinical Periodontology and Implant Dentistry. Blackwell Munksgaard.
Lindhe, J., Lang, N., Karring, T. (2003). Clinical Periodontology and Implant Dentistry. Blackwell Munksgaard.
Lindhe, J., Lang, N., Karring, T. (1997). Clinical Periodontology and Implant Dentistry. Blackwell Munksgaard.