Unidade Curricular: | Código: | ||
Ortodontia II | 841OTD2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina tem por objetivos capacitar o aluno para: 1.- compreender o processo normal de crescimento e desenvolvimento craniofacial e reconhecer desvios ao padrão normal no indivíduo; 2.- reconhecer a morfologia e fisiologia da A.T.M., dos músculos da mastigação, o funcionamento neuromuscular e a biomecânica do aparelho estomatognático; 3.- conhecer as caraterísticas dos principais tipos de má oclusão, numa perspetiva etiológica, sintomatológica, de diagnóstico integrado, tratamento e prognóstico em relação com a idade e o tipo de aparelhagem ortodôntica; 4.- interpretar a informação e os meios complementares de diagnóstico necessários para efetuar o diagnóstico ortodôntico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Programa teórico: A.- Crescimento e desenvolvimento craniofacial B.- Fisiologia e funções do aparelho estomatognático C.- Diagnóstico clínico D.- Anomalias da oclusão | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Para atingir os objetivos de aprendizagem da UC de Ortodontia II, o aluno deverá frequentar as aulas de ensino teórico e de ensino prático, que são complementares. O programa integra a ortodontia no contexto da medicina dentária, habilitando o estudante a conhecer os fenómenos relativos ao crescimento crâniofacial e às anomalias da oclusão. Permite a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que capacitam para o diagnóstico completo dos casos e para o reconhecimento das situações normais e anormais de cada momento do desenvolvimento do complexo craniofacial, que possam favorecer decisões e procedimentos clínicos adequados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O programa teórico tem uma carga horária de 15 horas, distribuídas por quatro áreas: Crescimento e desenvolvimento do crânio e da face (5 horas), Fisiologia e funções do aparelho estomatognático (2 horas), Diagnóstico clínico (2 horas) e Anomalias da oclusão (7 horas). O programa prático (prática laboratorial) tem uma carga horária de 30h e orientação tutorial (7,5h). Nas aulas práticas, os alunos encontram-se divididos em vários em grupos, existindo sempre um docente responsável por implementar formas ativas de ensino e incentivar o desenvolvimento de capacidades críticas dos estudantes. A componente teórica terá uma uma frequência no final do semestre. A componente laboratorial será composta por quatro avaliações práticas no decorrer do semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino incluem aulas expositivas para cada tópico específico e visam proporcionar conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento do complexo crâniofacial, detalhando os diversos eventos relevantes para a ortodontia, assim como a transmissão dos conhecimentos indispensáveis para o reconhecimento das diferentes formas de má oclusão. As aulas práticas de pequenos grupos permitem desenvolver nos estudantes capacidades de comunicação e de trabalho em grupo. O docente responsável pela aula modera a atividade dos grupos, assegurando a participação de cada aluno. | |||
Bibliografia: | |||
-Enlow, H., Hans, G. (1996). Essentials of Facial Growth. Philadelphia, USA. WB Saunders. -Graber, L. et alii. (2016). Orthodontics. 6th edition. St. Louis, Missouri, USA. Mosby Elsevier. -Gregoret, J., et alii. (1997). Ortodoncia y cirugía ortognática. Diagnóstico y planificación. Barcelona, Espaxs. -Moyers, R. (1988). Handbook of Orthodontics. 4th edition. Chicago, USA. Year Book Medical Publishers. -Proffit, W. et alii. (2018). Contemporary Orthodontics. 6th edition. St. Louis, Missouri, USA. Mosby Elsevier. -Viazis, A. (1998). Atlas of Advanced Orthodontics. London, United Kingdom. Elsevier Health Sciences. |