Unidade Curricular: | Código: | ||
Medicina Dentária Preventiva | 842MDPV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Desenvolvimento de competências em Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, bem como de exames de rastreio e investigação em saúde comunitária. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Prevenção em Periodontologia 2. Prevenção do cancro da cabeça e pescoço 3. Prevenção dos distúrbios do hálito 4. Prevenção da hipersensibilidade dentária e de defeitos do esmalte não cariogénicos 5. Medicina Dentária Preventiva em medicina desportiva 6. Medicina Dentária Preventiva nos distúrbios do sono 7. Medicina Dentária Preventiva em odontogeriatria. Importância do impactos da geografia da saúde e alguns conceitos de demografia. 8. Planeamento e gestão de programas de saúde pública oral. Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 9. Indicadores sanitários em medicina dentária comunitária e métodos de calibração para estudos epidemiológicos. 10. Saúde Oral, saúde em geral e qualidade de vida relacionada com a saúde. Indicadores e respectiva aplicação. 11. O Médico Dentista na cessação tabágica 12. Perspetiva Internacional das estratégias de medicina dentária preventiva para o futuro. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Testes teóricos: aferição de competências em Medicina Dentária Preventiva e Comunitária Teste prático ou trabalho individual: aferição de competências em exames de rastreio e investigação em saúde comunitária | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliações escritas por teste e exercícios práticos em aula a serem realizadas presencialmente | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A avaliação é contínua e aferida pelo desempenho nas aulas, bem como através dos diferentes momentos de avaliação. Se o aluno optar por este sistema de avaliação para a realização da componente teórica da disciplina será submetido a diferentes momentos de avaliação, momentos caracterizados pela realização de testes com a matéria previamente indicada pelo docente e com data definida no início de cada semestre. | |||
Bibliografia: | |||
John J, Murray, June H Nune, James G. Steele. Doenças Orais - Medidas preventivas. 2005. Guanabara Koogan Ed. 4ª ed. Cynthia Pine, Rebecca Harris. Community Dental Health. 2007. Quintessence ed. 2ª ed. Jill Mason, Concepts in Dental Public Health Lippincott Williams & Walkins Ed. 2ª edição. 2010. Felton, A.; Chapman, A; Felton, S.; Basic Guide to Oral Health Education and Promotion (Basic Guide Dentistry Series) . By John Wiley & sons. 2014 Rafael Rioboo Garcia, Odontologia Preventiva y Odontologia Comunitaria Ed. Avances Vol.1 e 2, 2003. Leo Kriger, Promoção de saúde bucal. ABOPREV. Ed. Artes Médicas. 3ª ed. 2003. António Carlos Pereira, Odontologia em saúde comunitária Ed. Artmed. 2003. Cuenca Sala E, Manau Navarro C, Serra Majem L. Odontologia preventiva y comunitária: principios, métodos y aplicaciones. Ed. Masson. 3ª Ed., Barcelona 2005. Splieth, C. Innovations in Preventive Dentistry; QUINTESSENCE ed, 2021 | |||
Docente (* Responsável): | |||
José Frias Bulhosa (jfrias@ufp.edu.pt) |