Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiologia do Aparelho Estomatognático | 841FAES | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Com esta unidade curricular pretende-se aprofundar os conhecimentos de anatomia do Aparelho Estomatognático e relacioná-los com a aprendizagem das funções normais e a mecânica do mesmo. Pretende-se, ainda, a aquisição de conceitos básicos de oclusão dentária e a teoria e prática relativas ao uso de articuladores em Medicina Dentária. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Anatomia Funcional e Biomecânica do Sistema Estomatognático. Neuroanatomia funcional e Fisiologia do Sistema Estomatognático. Posicionamento e Oclusão Dentária. Mecânica do Movimento Mandibular. Tipos de movimento. Critérios para uma oclusão funcional ideal. Determianntes da morfologia oclusal. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As aulas teórica serão ministradas tendo em vista a obtenção do maior conhecimento sobre anatomia e fisiologia do aparelho estomatognático, assim como sobre oclusão dentária. Nas aulas práticas laboratoriais, os conhecimentos adquiridos na teórica são postos em prática através de trabalhos e exercícios variados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino teórico (T) complementado por prática laboratorial (PL). Este ensino será apoiado por ensino tutorial (OT) de acompanhamento aos conhecimentos adquiridos em ambas as componentes e por outras actividades (O) entre elas de investigação. A componente Teórica será avaliada por uma prova escrita no final do semestre ou por exame final. A avaliação na componente Prática Laboratorial será realizada de forma contínua. Nesta unidade curricular a avaliação teórica tem uma ponderação de 80% na nota final e a avaliação prática laboratorial de 20% da nota final. A classificação mínima de aprovação em cada uma destas componentes é de 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas com carácter expositivo e complementadas por bibliografia adequada, têm como objectivos que o aluno adquira os conhecimentos básicos de anatomia do Aparelho Estomatognático e relacioná-los com a aprendizagem das funções normais e a mecânica do mesmo, assim como obtenção de conhecimentos básicos de oclusão dentária. As aulas práticas laboratoriais com carácter demonstrativo, seguida pela realização pré-clínica dos diferentes trabalhos pelos alunos, têm como objectivo que o aluno seja capaz de identificar estruturas anatómicas em crânios artificiais, realizar montagem de modelos em articulador semi-ajustável, analisar contactos oclusais e realizar enceramentos dentários. As aulas de Orientação tutorial (OT) consistem em sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias e desenvolver métodos de pesquisa científica para suporte dos conteúdos leccionados nas outras componentes. As outras (O) sessões, são livres, e destinam-se a possibilitar ao aluno, se quiser, a aprofundar metodologia de investigação científica no âmbito do Aparelho Estomatognático. | |||
Bibliografia: | |||
1. Avery JK, Steele PF. Essentials of Oral Histology and Embriology – a clinical approach. St. Louis: Mosby-Year Book, 2000. 2. Guyton AC, Hall JE. Textbook of Medical Physiology.12th ed. McGraw-Hill, 2011. 3. Ide Y, Yoshinobu, Nakazawa K. Anatomical Atlas of Temporomandibular Joint. Tokyo: Quintessence. 4. Miles TS, Nauntofte B, Svensson P. Clinical Oral Physiology. Copenhagen : Quintessence, 2004. 5. Okeson JP. Management of Temporomandibular Disorders and Occlusion. 7th ed. St. Louis: Mosby-Year Book, 2013. 6. Santos Jr J. Oclusão clínica – Atlas colorido. São Paulo: Livraria Santos. 7. Sobotta Atlas de Anatomia Humana – 23ª ed. vol.1. Guanabara-Koogan. 2013. 8. Williams P, Warwick RD, Dyson M, Bannister LH. Gray Anatomia - 40ª ed. Guanabara-Koogan. 2010. |