Unidade Curricular: | Código: | ||
Dissertação | 842DISS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular (UC) tem por objetivo a realização de um trabalho de índole técnico-científica, de cariz inovador, no domínio da Medicina Dentária. Envolve a redação de uma tese, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas. As principais competências a desenvolver são: 1. Entender o planeamento de uma estratégia de investigação com base num problema e numa hipótese a investigar. 2. Fazer investigação de forma Ética 3. Ser capaz de realizar uma pesquisa bibliográfica extensa e de corretamente organizar as referências bibliográficas 4. Construir uma base sólida de conhecimento para o tratamento de dados experimentais. 5. Desenvolver o espírito crítico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Normas de elaboração da dissertação (Manual de Estilo de Elaboração de Trabalhos Científicos UFP; Bibliografia/referências); 2. Ética (Questões éticas; Execução da pesquisa (patrocinador da pesquisa, limitação de riscos, proteção de dados, conflito de interesses)); 3. Comunicação científica (Elaboração de um artigo científico ou tese; Preparação de uma apresentação oral do trabalho); 4. Análise de dados (Comparação de informação presente em artigos científicos; Análise de bases de dados). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem que se pretendem cumprir. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Adicionalmente às horas de contacto previstas no período letivo, o processo de aprendizagem pode ser orientado pelo docente presencialmente (horário de atendimento) ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). A avaliação será realizada através da avaliação da tese (trabalho escrito) e da sua defesa pública, que contabiliza 100% da classificação final da UC. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica prática, debate e orientação do estudo autónomo) estão de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos pretendidos, sendo a seguinte: Apresentação/defesa da dissertação: 1 hora 1. Normas de elaboração da dissertação Horas previstas: 2 h de contacto (C); 1 h Orientação Tutorial (OT) 2. Ética Horas previstas: 1 h de contacto (C); 1 h Orientação Tutorial (OT) 3. Redação e apresentação da Investigação / Comunicação científica Horas previstas: 2 h C; 3 h OT 4. Análise de dados Horas previstas: 9 h C; 10 h OT Estudo individual: 170horas Oito ECTS (número de horas total = 200) | |||
Bibliografia: | |||
1- Laake, P., Benestad, H.B., Olson, B.R. Research in Medical and Biological Sciences. Elsevier/Academic Press, 2015. [Laake, P., Benestad, H.B., Olson, B.R. Research Methodology in the Medical and Biological Sciences. Academic Press, 2007. Free download https://epdf.pub/research-methodology-in-the-medical-and-biological-sciencesc158aa49588fb6a9f43128755cdfd15636270.html] 2- Wisker, G. The Postgraduate Research Handbook, 2nd Ed. Palgrave MacMillan, 2007. 3- Dawson, B., Robert G.T. Basic & Clinical Biostatistics, 4th Ed. McGraw-Hill, 2004. 4- Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014. 5- Maroco, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. Edicões Sílabo, Lda., 7ª edição, 2018. 6- Artigos científicos (a fornecer pelas docentes, por outros docentes e/ou orientadores, ou recolhidos pelos alunos). |