Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada II842CIT2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências que permita aos alunos a execução em clínica de procedimentos integrados nas áreas de Medicina Dentária Conservadora, Cirurgia, Periodontia em pacientes, bem como proporcionar um suporte científico para a compreensão das técnicas e materiais, simples e avançadas, fundamentais para o diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, sempre com orientação do docente. A disciplina enquadra-se no curriculum como corolário do curso de Medicina Dentária de forma a simular a prática clínica de um consultório de Medicina Dentária, aproximando o aluno o mais possível da realidade exterior.
Conteúdos Programáticos:
Abordagem de temas nas áreas de endodontia, oclusão, física, cirurgia, dentísteria e ética.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Clínica Integrada II pretende dotar o aluno de conhecimentos e capacidades técnicas necessárias a uma abordagem pluridisciplinar nas diferentes áreas da Medicina Dentária. Esta unidade visa ainda formar o aluno quanto ao desenvolvimento do senso clínico necessário, relativamente ao diagnóstico e à elaboração de um correto plano de tratamento, visando em última análise a reabilitação integrada do paciente. Para tal a componente teórica vai fundamentar os conhecimentos científicos para que na prática clínica o aluno seja capaz de tecnicamente conseguir realizar o plano de tratamento idealizado. É orientada a pesquisar e a seleção bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para a elaboração de trabalhos de investigação e apresentações científicas no âmbito da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
T (15h), PL (90h), OT (7,5h) e O (7,5h).
A T permite ao aluno adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências para a execução em clínica de procedimentos integrados nas principais áreas da Medicina Dentária.
Na PL será realizado o atendimento clínico de pacientes para realização de diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento integral e discussão com os docentes e realização dos tratamentos básicos e avançados necessários.
Componente teórica: 20%
Componente prática: 80%
Avaliação contínua da componente T: Frequência (80%) + Questão aula (20%) = ambas obrigatórias
A aprovação desta unidade curricular atribui 5 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular, através das componentes Teórica e Prática Laboratorial, os alunos adquirem a informação essencial para serem guiados na observação clínica de pacientes, efetuarem o diagnóstico clínico integrado, requerer meios complementares de diagnóstico quando conveniente e aplicar o tratamento adequado aos desvios das situações de normalidade. Serão realizados atos clínicos básicos e avançados, com supervisão do docente. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da progressão das suas aptidões e competências nas diversas componentes. Nas componentes Orientação Tutorial e Outras serão realizadas sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar adequadamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica, exercitar a exposição oral e escrita e aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
1.Netto G., Narciso, et al. Dentística Restauradora. Diagnóstico, prevenção, protecção da polpa, hipersensibilidade dentinária, adesão. Santos Livraria Editora, 2003. 2.“European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students”. AG Schulte, NB Pitts, MCDNJM Huysmans, C Splieth and W Buchalla. Eur J Dent Educ 15 (suppl. 1), 2011: 9-17 – Domínios I, II, III, IV e V. 3.Gay Escoda, Cosme e Berini Aytes, Leonardo “Tratado de Cirurgia Bucal”, Edições Ergon, S.A., 1ª Edição, 2003. 4.Peterson.L.J. et al, “Comtemporary Oral and Maxillofacial Surgery”, Edição Mosby, 4ª Edição, 2003. 5.Lindhe, J., Lang, N. & Karring, T. (2008) Clinical Periodontology and Implant Dentistry, 5th edition. 6.Okeson JP. Management of temporomandibular disorders and occlusion. 7th Edition, Mosby-Elsevier, 2012. 7.Wright, EF. Manual of Temporomandibular Disorders. 3rd Edition, Wiley-Blackwell, 2014.