Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada de Reabilitação Oral842CIRO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
No seguimento dos temas abordados na disciplina de Prostodontia III, a unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos aos alunos que lhes permitam planificar e realizar tratamentos de prótese fixa de uma forma integrada com outras disciplinas da Medicina Dentária.
A Prostodontia constitui uma área fundamental da Medicina Dentária actual e temas como a estética, a oclusão ou as técnicas de laboratório em prótese fixa são aspectos extremamente importantes e muito actuais que o aluno deverá dominar de forma a sentir-se preparado para que, em clínica saiba como planificar um tratamento reabilitador com prótese fixa.
A disciplina envolve uma componente clínica, na qual são realizados tratamentos de prostodontia removível parcial e total, assim como tratamentos de prostodontia fixa, de forma a permitir a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos ministrados nas disciplinas de Prostodontia I, II e III.
Conteúdos Programáticos:
Cerâmica em Prostodontia Fixa; A cor em Prostodontia Fixa; Restaurações aderidas de cerâmica – facetas; Restaurações aderidas de cerâmica – incrustações; Prótese fixa totalmente cerâmica – pontes; Restauração de dentes muito destruídos endodonciados; Pônticos em Prostodontia Fixa; Cimentação em Prostodontia Fixa;
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir ao aluno aplicar na componente clínica os conteúdos programáticos ministrados nas unidades curriculares de Prostodontia I, II e III. A componente teórica inicia o aluno no campo da Prostondontia Fixa e a componente pré-clinica/laboratorial permite que este aplique de forma simulada os princípios mecânicos e biológicos na elaboração de uma prótese fixa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O tipo de avaliação a realizar será contínua. A avaliação teórica será efetuada através de um teste de avaliação de conhecimentos. A classificação prática irá obedecer aos critérios estabelecidos e comunicados aos alunos em documento anexo a este programa. O coeficiente de ponderação para cada avaliação será o seguinte:
- 1/3 para a avaliação teórica
- 1/3 para a avaliação prática
- 1/3 para a avaliação clínica
A classificação mínima de aprovação na prova escrita será de 10 valores para aquisição das respectivas unidades curriculares.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.
Bibliografia:
1- Schillinburg H. et al. Princípios básicos en las preparaciones dentárias. Quintessence books 2000.
2- Schillinburg H. et al. Fundamentos essenciales en Protesis Fija. 3º ed. Quintessence books 2000.
3- Pegoraro L. F. Prótese Fixa. Série APCD. Artes médicas-divisão odontológica.
4- Chiche G. Prótesis fija estética en dientes anteriores. Ed. Masson 1998.
5- Craig R. Materiales de odontologia restauradora. 10ªed. Harcourt Brace 1998.
6- Santana Penín U. Restauración prostodóncica del complejo dentina-raíz. Quintesence books 1999
7- Artigos diversos a fornecer pelo docente responsável durante as aulas teóricas