Unidade Curricular:Código:
Biologia Molecular e Celular842BMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A biologia molecular e celular aborda os organismos vivos de uma perspectiva unificadora, a célula, integrando os conhecimentos provenientes de várias áraes disciplinares. Assim, o processo de aprendizagem visa a aquisição de (1) conhecimentos para permitir uma compreensão aprofundada dos fundamentos moleculares da fisiologia celular; (2) aquisição de habilidades científicas gerais - (i) análise, interpretação e validação de dados técnicos e científicos, (ii) comunicação de informações científicas e (iii) autonomia para a atualização dos conhecimentos. No nível das competências, o processo de aprendizagem fornece a capacidade de reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença.
Conteúdos Programáticos:
I. Teórica: Perspetiva histórica; Matriz estrutural (célula e água), Biomembranas (Ultra-estrutura, composição-estrutura e função de lípidos e proteínas (glicoproteínas e enzimas), características gerais e funções-transporte, biosinalização); Citoesqueleto e matriz extracelular-relação estrutural com as biomembranas; Organelos celulares (ultra-estrutura, cromatina e DNA, síntese de RNA e transporte, biogénese-proteínas solúveis, e fisiopatologia), Proteostase (Mecanismos, rede e resposta); Proliferação celular (ciclo celular e sua regulação); Morte celular. (Classificação, características e mecanismos).
II. Prática-laboratorial: Segurança, Equipamento e Boas práticas laboratoriais; Microscopia óptica e micrometria: tecidos vegetais, tecidos animais e células procarióticas; Análise estrutural de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Estudo da ação da catalase; Isolamento de cloroplastos; Estudos da permeabilidade das biomembranas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A componente teórica analisa a célula a partir de uma perspetiva molecular e a sua importância é salientada com doenças causadas pela perda ou ganho de função de proteínas, promovendo uma compreensão ampla e integrada sobre a fisiopatologia celular. A componente prática é focada na resolução de problemas, permitindo ao aluno contactar com técnicas experimentais básicas, aplicar o método científico, aplicar conceitos teóricos, e desenvolver o método e a atividade de pesquisa bibliográfica. A interligação e complementaridade entre as as duas componentes promove e melhora: (i) A compreensão do papel da célula na dinâmica de organismos multicelulares, na saúde e doença; (ii) A capacidade para executar técnicas básicas e interpretar resultados; (iii) A análise e compreensão de literatura científica; (iv) O desenvolvimento de raciocínios científicos; e (v) A apreensão e a comunicação de informação técnico-científica. Assim, a execução do programa irá produzir os resultados pretendidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórica - 80% da nota final obtida através da média ponderada de duas avaliações escritas (nota mínima de 10/20 valores), de realização individual e sem consulta.
Componente Prática laboratorial - 20% da nota final (nota mínima de 10/20 valores) obtida da seguinte forma: 18% da nota final das avaliações (duas teórico-práticas), de realização individual e sem consulta, cada uma com a ponderação de 6% e 12%, 2% da nota obtida na apresentação da atividade laboratorial. Material didático e artigos científicos, ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do e-learning. A unidade curricular terá uma classificação final única que é atribuída após a aprovação a ambas as componentes. A reprovação na componente teórica remete o aluno para exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
I. Componente teórica: Esta componente é desenvolvida a partir da exposição descritiva e integrada dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes ao programa teórico. A sua progressão ocorre de forma articulada com o material didático e a bibliografia, e inclui a reflexão conjunta sobre aspetos fulcrais do programa. Para a aquisição dos conhecimentos são aplicadas metodologias de ensino diretas e indiretas as quais promovem, simultaneamente, um nível de compreensão amplo e integrado, e a melhoria da autoaprendizagem. II. Componente prática: A aprendizagem é baseada na resolução de problemas de aplicação prática, recorrendo a uma abordagem experimental ou prática, e visa melhorar: (i) Integração conceptual, (ii) Operacionalização em ambiente laboratorial (organização, raciocínio e execução), (iii) Recolha, seleção, análise, sistematização, interpretação crítica e validação de informação técnico-científica, (iv) Comunicação oral e escrita de informação científica, e (v) Atualização autónoma do conhecimento. A auto-aprendizagem também é estimulada através da revisão bibliográfica de tópicos específicos visando a apresentação de uma revisão crítica de uma atividade experimental de âmbito programático. Material didático, incluindo material de ensino assistido por computador e textos de apoio (e.g. Manual de Exercícios com o enquadramento científico, os objetivos específicos referentes a cada módulo do programa teórico e exercícios resolvidos, e Manual Prático-Laboratorial, ambos desenvolvidos pelos docentes), e artigos científicos ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do e-learning. Adicionalmente às horas de contacto, o processo de aprendizagem poderá ser complementado presencialmente, durante o horário de atendimento do docente, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). A utilização desses recursos informáticos é, também, um importante contributo para a promoção e estímulo do processo de autoaprendizagem do aluno.
Bibliografia:
1.QUINTAS A., FREIRE A.P., HALPERN M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008
2.MURRAY RK, GRANNER DK, RODWELL VW – Harpers’s Illustrated Biochemistry – Lange Medical Books/McGraw-Hill, 27th ed, 2006
3. SUNKEL CE, AZEVEDO C. - Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010)
4. RIBEIRO MG et al. - Manual de exercícios de apoio à componente teórica da UC, 2014.
5. CASTRO A, CASTRO R, COELHO MJ, RIBEIRO MG Manual de trabalhos laboratoriais de apoio à componente prática da UC, 2017.
6. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Martin KC. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 8th Edition, 2016. ISBN: 9781464183393. (existe a 3ª edição, 1995, e a 4ª edição, 2000)
7. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322. (existe a 4ª edição, 2002)