Unidade Curricular: | Código: | ||
Periodontia I | 841PRD1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deverá estar apto a reconhecer a anatomia dos tecidos periodontais, entender as suas particularidades morfológicas e vinculá-las aos aspectos funcionais. Em adição, deverá contextualizar a existência do periodonto e de sua fisiologia às características do Sistema Estomatognático. A partir deste reconhecimento, será reforçada a percepção da necessidade de adopção de posturas preventivas que resultem na prevalência do quadro de saúde frente ao binómio saúde-doença. Para tanto, o conhecimento da etiopatogenia e fisiopatologia das doenças periodontais deverá coexistir, assim como, o da possível correlação entre estados sistémicos e saúde oral. Ademais, além de reforçar o estado de saúde e reconhecer o estado de doença, deverá saber classificar as doenças periodontais, indicar os principais métodos de diagnóstico clínico e imagiológico , estabelecer um plano de tratamento coerente com a severidade da doença e promover a interacção com as demais áreas da Medicina Dentária. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Anatomia do Periodonto; Epidemiologia da Doença Periodontal; Microbiologia da Doença Periodontal: Biofilmes e Cálculos Orais; Microbiologia da Doença Periodontal: Infecções Periodontais; Interacções Hospedeiro – Parasita; Classificação das Doenças Periodontais; Patologia Periodontal: Doenças Gengivais; Patologia Periodontal: Periodontite Crônica; Patologia Periodontal: Periodontite Agressiva e Necrosante; Patologia Periodontal: Abscesso Periodontal e Lesão Endo-Pério; Doença Periodontal como Risco para Doença Sistémicas; Trauma de Oclusão; | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sessões pré-clínicas de simulação do atendimento ao paciente em Periodontia. Abordagem, anamnese, estabelecimento de diagnóstico e plano de tratamento. Escolha de instrumentais e afiação prévia ao seu emprego. Técnicas de Raspagem e alisamento radiculares com curetas periodontais. Utilização de Ultrassons e jactos de bicarbonato. Visão directa e indirecta. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O sistema de avaliação compreende a avaliação dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos com os seguintes pesos relativos: 60% na nota teórica e 40% na nota teórico-prática. Para tanto, o aluno deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes separadamente para que a classificação final entre as mesmas possa ser calculada. A obtenção das notas da componente teórica e teórico-prática dar-se-á pela realização de dois testes objectivos, com questões de múltipla escolha, de verdadeiro e falso e de desenvolvimento, os quais respondem por 95% do valor final. Os 5% restantes são afectos à avaliação contínua (assiduidade, pontualidade, colaboração e interesse científico). O valor final corresponde ao obtido pela média aritmética entre o primeiro e o segundo teste. Na componente prática, o aproveitamento positivo diz respeito a realização das sessões pré-clínicas e aos momentos de avaliação: dois testes teórico-práticos e um teste prático. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O aluno deverá estar apto a reconhecer a anatomia dos tecidos periodontais, entender as suas particularidades morfológicas e vinculá-las aos aspectos funcionais. Em adição, deverá contextualizar a existência do periodonto e de sua fisiologia às características do Sistema Estomatognático. Também, conhecer a epidemiologia da doença periodontal, a etiopatogénese da placa bacteriana e do cálculo dentário, saber classificar as doenças periodontais, elaborar de forma adequada os planos de tratamento, abordar, recepcionar e preencher a ficha clínica, assim como, identificar os recursos instrumentais utilizados em Periodontia. | |||
Bibliografia: | |||
Lindhe, J., Lang, N., – Sixth edition (2015). Clinical Periodontology and Implant Dentistry. Blackwell Munksgaard.Lindhe J. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1304p; Wolf HF, Edith M, Rateitschak KH. Periodontia. 3 ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed Editora SA, 2006. 532p. Carranza, F. A.,Klokkevold, P. R.; Takei, H. H.; Newman, M. G. Periodontia Clínica. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 1286p. |